Tera-Feira, 06 de Junho de 2023 |

Alvorada deve contar com o reforço de 12 novos médicos

Contratação emergencial vem para suprir uma lacuna da falta de profissionais nos postos

Por Redação em 12 de Maio de 2023

"Alvorada deve contar com o reforço de 12 novos médicos" (Foto: Giovana Agliardi)


Nos últimos dias, muitos relatos nas redes sociais e na imprensa deram conta da falta de médicos nas unidades básicas de saúde. Para solucionar esse problema, a Secretaria de Saúde (SMS) está fazendo a contratação emergencial de 12 médicos, que devem chegar no município nos próximos dias. A expectativa da administração municipal é de que, a partir de segunda-feira, 15/05, os profissionais estejam se apresentando.

Em entrevista, a secretária da SMS, Neusa Abruzzi, explicou que esses profissionais chegam para atender a demanda da comunidade e falou sobre o processo licitatório. “Na semana passada houve a abertura da concorrência e sete empresas se classificaram. As duas primeiras foram desclassificadas e já chamamos a terceira, que apresentou todas as documentações e a empresa está com o contrato”, explica a titular da pasta.

Segundo ela, hoje a administração aguarda apenas o retorno do contrato e, com os 12 médicos, será possível completar todas as equipes de saúde do município. Para Neusa, isso é de suma importância no atendimento da saúde básica – principalmente neste período do inverno e do pós-pandemia – e que, com a chegada destes profissionais, será possível qualificar o serviço ofertado.

Programa Mais Médicos

O Governo Federal anuncia a retomada do Mais Médicos para o Brasil, com a abertura de 15 mil novas vagas no programa. A intenção é que até o fim do ano cerca de 28 mil profissionais estejam fixados em todo o país, principalmente em áreas de extrema pobreza. Com isso, 96 milhões de brasileiros terão garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para Alvorada, foram 11 vagas abertas e a administração já fez a solicitação. “No primeiro dia já solicitamos os onze médicos, mas ainda não tivemos nenhum retorno. Não existe uma data específica para que eles venham. Quando vierem os médicos do programa do Governo Federal, nós vamos poder diminuir os profissionais do contrato emergencial, que vem para suprir uma lacuna”, finaliza Neusa.

COMENTÁRIOS ( )