Segunda-Feira, 05 de Dezembro de 2022 |

Alvorada lança novos postos fixos para a descentralização da vacina contra a Covid-19

Além da central de imunização, os postos de saúde São Francisco e Jardim Alvorada também se tornaram polos

Por Redação em 10 de Dezembro de 2021

"Os anúncios foram feitos em pronunciamento nas redes sociais da Prefeitura" (Foto: Reprodução)


Em transmissão de vídeo realizada na manhã de quarta-feira, 08/12, a Secretaria de Saúde (SMS) fez uma atualização sobre a campanha de imunização. Isso porque, além da Central de Imunização – localizada ao lado do PAM-8 – Alvorada conta agora com outros dois polos fixos de descentralização da vacina. São eles: UBS São Francisco e UBS Jardim Alvorada.

Segundo a diretora-técnica da SMS, Adriana Parisotto, é preciso deixar claro que essa mudança é para atender a todo o município. “Não precisa ser somente os moradores daquela região. Qualquer pessoa pode ir nesses locais para se vacinar. Não tem a necessidade de pertencer ao posto para receber a vacinação contra a Covid-19. Isso para toda a comunidade”, salienta a servidora.

Além dessa mudança, neste final de semana a SMS estará realizando a campanha de imunização em outros pontos. No sábado, 11/12, entre 09h e 11h, a Escola Cléo dos Santos estará com uma equipe da SMS. Já na parte da tarde, entre 14h e 18h, os postos de saúde da Aparecida, Campos Verdes e Piratini também estarão em funcionamento. No domingo, 12/12, entre 14h e 17h, será a vez da Praça da Cedro.

Nova variante e doses da Janssen

Adriana também falou sobre a chegada das doses da Janssen para quem precisa de uma segunda dose. Segundo ela, essas vacinas já estão no Governo do Estado e devem ser repassadas para os municípios nos próximos dias. Assim que houver novidades sobre a quantidade de doses e os locais de vacinação, um novo informativo deve ser lançado nas redes sociais da Prefeitura.

A diretora-técnica também fez um alerta sobre o atual momento da pandemia. “Esse vírus sofre mutações e agora tivemos o surgimento de uma nova variante, que já tem um caso no Rio Grande do Sul. Ainda estão ocorrendo estudos se as vacinas existentes cobrem essa variante, mas a gente acredita que sim por não terem registros de óbitos por causa dessa variante”, enfatiza Adriana.

Dados da semana

Foi divulgado na tarde de quinta-feira, 09/12, pelo Governo do Estado o novo boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Nesse cenário é possível confirmar que Alvorada conta com 23.264 casos confirmados desde a primeira quinzena de março de 2020, quando foi confirmado o primeiro paciente do município. Quando se trata dos óbitos, é possível confirmar o número de 825 vítimas da Covid-19.

Nessa semana, o Governo do Estado confirmou 42 novos casos. Esse número é maior do que na última semana, quando foram confirmados 26 casos. Já sobre os óbitos, desta vez houve o registro de uma morte – na última semana haviam sido três vítimas. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados foi divulgado pela Prefeitura no início da semana, através de nota nas redes sociais.

No boletim epidemiológico municipal de terça-feira, 07/12, já havia 23.237 casos confirmados. Desses, 22.309 já estão reestabelecidos. Ainda existem 39 alvoradenses em isolamento domiciliar e 65 hospitalizados. Na terça-feira, por volta das 14h – quando foi divulgado o ofício – já eram 824 mortes confirmadas pela pandemia do coronavírus dentro do município.

Campanha de imunização

Segundo último boletim do Estado, Alvorada já recebeu 324.774 mil doses de vacinas – entre primeira dose, segunda dose e dose única. Dessas doses, 87.4% já foram aplicadas na população. Com isso, 123.489 pessoas já estão com o ciclo de imunização concluído (duas doses ou dose única). Além disso, outras 25.913 alvoradenses já receberam pelo menos a primeira dose da vacina.

Com a chegada dos menores de idade, a Secretaria de Saúde (SMS) vacinou na quinta-feira, 09/12, os jovens de 12 anos completos ou mais. Além disso, estão recebendo a terceira dose os alvoradenses com mais de 47 anos que tomaram a segunda vacina antes de 09 de julho. As aplicações de segunda dose de Pfizer, Coronavac e Oxford seguem sendo aplicadas. A programação de sexta-feira, 10/12, não foi divulgada.

COMENTÁRIOS ( )