Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020 |

Alvorada registra maior número de casos em uma semana desde o início da pandemia do coronavírus

Apesar dos 406 pacientes confirmados nos últimos sete dias, foram registrados cinco óbitos

Por Redação em 11 de Setembro de 2020

"Aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Saúde está disponível para Android e IOS" (Foto: Guilherme Wunder)


A pandemia do coronavírus entra em sua 26ª semana em Alvorada e registra o seu recorde de casos confirmados no período de sete dias. Foram confirmados 406 casos de pacientes contaminados pela doença. Até então, o recorde tinha sido de 295 casos no final de julho. Contudo, o número de óbitos apresentou a sua maior redução em uma semana. Foram cinco óbitos – menor número desde o início de julho.

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (SMS), são 2.954 casos confirmados de coronavírus. Destes, 1.793 já receberam alta e são considerados curados. Existem 979 pacientes em isolamento domiciliar e 73 alvoradenses hospitalizados por complicações do coronavírus. Ao todo, já são 109 mortes por causa da pandemia.

Aplicativo

O Ministério da Saúde lançou no início da pandemia – e vem atualizando constantemente – o aplicativo ‘Coronavírus-SUS’, com o objetivo de conscientizar a população sobre a pandemia. O app traz informativos de diversos tópicos como os sintomas, como se prevenir, o que fazer em caso de suspeita e infecção, mapa indicando unidades de saúde próximas, entre outras funções.

Na atualização de julho foi adicionada uma nova funcionalidade que alerta sobre pessoas que testaram positivo para Covid-19 e estiveram próximas a você nos últimos 14 dias. O monitoramento é importante para controle da doença e retomada segura das atividades. A tecnologia se chama “API Exposure Notification” e foi disponibilizada a partir de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Google e Apple.

O Sistema de Notificações de Exposição foi construído para não expor a identidade dos usuários, como nome e localização, garantindo o máximo de segurança e privacidade de todos os dados. Essa ferramenta já está disponível para cerca de 10 milhões de dispositivos móveis que têm o aplicativo Coronavírus-SUS. Toda a população pode ter acesso ao aplicativo.

A API Exposure Notification já vem sendo utilizada, com apoio da maioria da população, na Alemanha, Itália e Uruguai, que associaram o serviço às campanhas de conscientização do distanciamento e hábitos de proteção e higiene. Essa técnica de rastreamento de casos positivos será, segundo a União, um fator essencial da transição da população para a vida cotidiana, além de auxiliar a gerenciar o risco de novos surtos.

Na prática, o cidadão com resultado positivo para Covid-19 vai disponibilizar no aplicativo Coronavirus-SUS a validação do seu exame positivo para a doença. Para evitar informações falsas, o Ministério da Saúde fará o cruzamento entre o exame informado pela pessoa e os registros integrados da plataforma de vigilância e da Rede Nacional de Dados em Saúde, que reúnem informações dos pacientes com Covid-19 no Brasil.

COMENTÁRIOS ( )