Por Redação em 15 de Janeiro de 2021
"Em reunião, equipe da Secretaria da Saúde alinha estratégias para a logística de vacinação no RS" (Foto: Divulgação)
O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 14/01, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 9.173 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 248 óbitos causados pela doença.
Desde a última edição do Jornal A Semana, foi confirmado 582 casos da doença – na edição de quarta-feira, 23/12, eram 509 pacientes na semana. Os óbitos também subiram de 237 para 248 – 11 vítimas fatais da doença. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados foram divulgados pela Prefeitura no início da semana.
No boletim epidemiológico municipal de terça-feira, 12/01, já havia 8.927 casos confirmados. Desses, 7.841 já estão reestabelecidos. Ainda existem 790 alvoradenses em isolamento domiciliar e 56 hospitalizados. Na terça-feira, por volta das 17h – quando foi divulgado o ofício – já eram 240 mortes confirmadas pela pandemia do coronavírus dentro do município.
Plano de imunização
Com previsão de iniciar a vacinação contra a Covid-19 na segunda quinzena de janeiro, a secretária Estadual da Saúde (SES), Arita Bergmann, diretores e técnicos da pasta se reuniram para tratar do plano para o Rio Grande do Sul. Enquanto não existem definições do governo federal para a data de início da campanha e a quantidade de doses a ser enviada, a equipe da SES alinha estratégias para a logística de vacinação.
De acordo com o Plano Nacional de Imunização, os grupos prioritários para a campanha são profissionais na linha de frente e em contato direto com o vírus; idosos em lares de longa permanência; idosos fora desses lares escalonados por faixa etária (mais de 80 anos; de 75 a 79 anos; de 70 a 74 anos); indígenas e quilombolas. A estimativa é que cerca de um milhão de pessoas façam parte dessas populações.
Em cada município, a gestão local poderá definir as melhores formas de vacinar sua população e evitar aglomerações, como indicar locais e horários que funcionem melhor para cada realidade. O secretário-executivo do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde, Diego Espíndola, falou que os municípios e o Estado trabalham juntos para garantir agilidade e acesso da população à vacinação contra a Covid.
Na manhã de quinta-feira, 14/01, a secretária de Saúde (SMS), Neusa Abruzzi, se pronunciou nas redes sociais da Prefeitura para falar sobre o plano municipal. “Nós reunimos de imediato a equipe técnica da SMS de Alvorada, que começou a traçar as estratégias para atender essa demanda. Nós já planejamos os locais e os funcionários que vão trabalhar na imunização contra a Covid-19”, salienta a titular da pasta.
Segundo ela, os primeiros a serem vacinados serão os profissionais da saúde. “Até domingo nós vamos saber como será a distribuição no nosso estado. Queremos tranquilizar a nossa população para que saibam que o nosso plano municipal já está organizado. Só faltam as datas porque dependemos do planejamento do Estado e União sobre a distribuição das vacinas”, finaliza Neusa.