Sbado, 08 de Agosto de 2020 |

Alvorada ultrapassa os mil casos de coronavírus

Município chega aos 36 óbitos e 277 casos confirmados em apenas uma semana

Por Redação em 24 de Julho de 2020

"Tema também foi pauta de uma live realizada pela Prefeitura" (Foto: Reprodução)


O Governo do Estado divulgou na noite de quinta-feira, 23/07, o novo boletim epidemiológico. Foram 40 casos confirmados apenas nesse dia. Atualmente Alvorada conta com 1.115 pacientes que já se contaminaram com o coronavírus. Além disso, o município conta com 36 óbitos – 15 a mais do que na última semana. Não foram divulgadas mais informações sobre os pacientes pela Secretaria de Saúde (SMS).

21 novos leitos de enfermaria

Conforme noticiado há cerca de duas semanas, a Prefeitura assinou um convênio de quase R$ 400 mil junto ao Hospital de Alvorada para a criação de 21 leitos de enfermaria. Contudo, após o anúncio, o tema ficou em debate devido a demora da assinatura do convênio e, posteriormente, devido ao setor onde esses leitos seriam instalados. Compreenda abaixo o que dizem os envolvidos.

Secretaria de Saúde

A reportagem conversou a secretária da SMS, Neusa Abruzzi que explicou ter sido publicada uma portaria sobre as ampliações necessárias para o atendimento ao coronavírus. No documento foi explicado que deveria ser analisado espaços ociosos dentro dos hospitais ou projetar anexos para ampliar o atendimento. Foi nesse momento que houve a análise em parceria com o Hospital da cidade.

Na ocasião, foi pensado na ala de maternidade, que seria um espaço amplo. Contudo, mesmo com as mudanças, os partos não foram interrompidos, mas sim estão sendo realizados nos blocos cirúrgicos ou em um anexo. Com isso, a ala foi adequada para receber 21 leitos temporários de enfermaria para atender quem apresenta sintomas leves e não necessita de uma UTI.

Esses leitos funcionam como retaguarda no atendimento e são temporários e que, passado a pandemia, eles retornam para a maternidade. “Mesmo as pessoas dizendo que é pouco, nós sabemos que tem municípios com menos. Viamão entrou em contato pedindo o modelo e queremos ampliar isso para outras cidades. A gente queria ter dinheiro para fazer muito mais”, salienta.

Hospital de Alvorada

Em nota, o Hospital informou que estes leitos são de internação para Covid-19 com média complexidade (sem uso de respirador). O espaço foi escolhido devido a estrutura existente e, além do local, também houve ampliação da rede de gases medicinais, instalação de monitores e outros acessórios para uso. Esta modificação é de caráter temporário, com previsão de instalação por noventa dias.

Com isso, as gestantes passaram a serem atendidas exclusivamente no centro obstétrico, sendo as suas internações (depois do parto) sendo completas na Unidade de Alojamento Conjunto com 28 leitos. Destaca-se que a demanda de partos é suportada por estes leitos para as gestantes, uma vez que os leitos de internação para cirurgias eletivas ginecológicas foram destinados exclusivamente às gestantes.

COMENTÁRIOS ( )