Sábado, 22 de Julho de 2017 |

Cidade participa de debate sobre HIV/Aids na capital

Município expôs suas políticas públicas na área

Por Redação em 23 de Junho de 2017


Aconteceu na segunda-feira, 12/6, a 12ª edição do debate sobre o monitoramento e avaliação de políticas de HIV/Aids, em que Alvorada foi o único município convidado à expor suas ações para baixar os índices.

O foco do evento foi promover discussões sobre a temática de ensino, pesquisa e prática dentro da área da saúde. Este projeto foi coordenado pelas pesquisadoras Marília Patta Ramos, Letícia Schabbach e Aline Hellmann e ministrado pelo Me. Lizandro Lui, Normita Bonaldo, Coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em HIV/AIDS de Alvorada, participou representando o Município.

De acordo com Normita, o convite surgiu porque o município possui políticas públicas de DST/Aids já postas em prática. “Somos os primeiros a implantar o teste rápido na atenção básica em 100% dos postos, os primeiros a implantar consultas com farmacêutico, com assistente social, os primeiros do munícios da Região Metropolitana, exceto Porto Alegre, que tem uma estrutura totalmente diferente”, explica ela.

Conforme a Coordenadora, fatores como taxa de incidência em relação a AIDS/HIV, o que está sendo feito para mudar o quadro, análises, causas, motivos, formas de notificações foram discutidos durante o encontro, com o objetivo de entender, esclarecer e trabalhar em cima do tratamento e prevenção das DSTs.

COMENTÁRIOS ( )