Domingo, 27 de Novembro de 2022 |

Crianças do Programa Primeira Infância Melhor apresentam ganhos em habilidades motoras

Resultados do estudo no RS, realizado por Secretaria da Saúde, Iniciativa Clear e FGV, foram apresentados na última semana

Por Redação em 26 de Agosto de 2022

"Alvorada é uma das cidades que o estudo contemplou" (Foto: Divulgação)


Com o encerramento da segunda etapa da coleta de dados da Avaliação Experimental Longitudinal sobre as ações do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) foram apresentados os resultados do estudo, que teve início em 2018. A pesquisa em andamento vem sendo realizada em parceria entre a Secretaria da Saúde (SES/RS), Iniciativa Clear, Fundação Getulio Vargas (FGV).

O trabalho mostra os impactos do PIM no desenvolvimento infantil a partir das atividades dos visitadores e monitores junto às famílias. Conforme os resultados, crianças do grupo de tratamento apresentam ganhos em habilidades motoras finas. Também há evidências de ganhos em várias dimensões relacionadas à melhoria das habilidades parentais nas famílias, além da redução do uso de violência física.

Aparecem também fatores que mostram o aumento do número de horas que o cuidador passa com a criança, imprimindo qualidade do relacionamento pessoal, sendo que famílias tratadas interagem mais com as crianças por meio de atividades como cantar e ensinar canções. Para a investigação, um total de 2.419 famílias foram identificadas nos municípios participantes – dentre eles está Alvorada.

Em 2019, coleta de dados da pesquisa foi feita de forma presencial. Devido à pandemia da covid-19, os dados passaram a ser coletados por telefone. Em 2021, as informações analisadas contribuíram para revisão e aprimoramento do programa. "Esta pesquisa vem para contribuir para a qualificação das atividades do programa", afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

COMENTÁRIOS ( )