Domingo, 17 de Dezembro de 2017 |

Cuidando da vida dos pequenos

O Programa Viva Nenê, de iniciativa municipal, vem ajudando muitas mães e bebês alvoradenses.

Por Redação em 05 de Outubro de 2012

"Cuidando da vida dos pequenos" (Foto: Bibiane Engroff)


O Programa Viva Nenê, de iniciativa municipal, vem ajudando muitas mães e bebês alvoradenses. Consiste em dar suporte às crianças de risco de 0 a 1 ano.
Toda vez que uma nova vida nasce, os pais precisam preencher o formulário de Declaração de Nascido Vivo/DNV que é padronizado pelo Ministério da Saúde. O Viva Nenê recebe esses documentos de todas as crianças de Alvorada, independente do local do nascimento e avalia se o bebê é ou não de risco. Sendo de risco, os profissionais do Programa entram em contato com a família, fazem o cadastro e começam a acompanhar o desenvolvimento do pequeno alvoradense.
Os pacientes considerados de risco são os prematuros, baixo peso, mães adolescentes, entre outros.
Segundo a enfermeira responsável, Daniela Bortoncello, são muitos cadastros, pois eles atendem todo o município, com aproximadamente 250 novos bebês todo o mês, mas mesmo com toda a demanda, conseguem ajudar as famílias. Ela explica que em alguns casos o motorista busca e leva em casa. “Existem pessoas que não tem nem o dinheiro da passagem, então nesses casos a gente tem um motorista que faz esse trabalho, procuramos sempre dar suporte para esses bebês”, explica.
Além das consultas com a pediatra Claudia Costa e Silva, o Programa fornece leite para as crianças com baixo peso, além de passar informações para as mães sobre a alimentação correta das crianças.

COMENTÁRIOS ( )