Sexta-Feira, 07 de Outubro de 2022 |

Estabelecido o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias

Proposta do Executivo foi aprovada em sessão extraordinária da Câmara

Por Redação em 05 de Agosto de 2022

"O presidente Cristiano Schumacher fez a defesa do projeto" (Foto: Reprodução)


A Câmara de Vereadores realizou na tarde de quinta-feira, 28/07, uma sessão extraordinária em meio ao recesso parlamentar. O objetivo da convocação foi votar o projeto do Executivo que estabelece o piso salarial dos agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias. A proposta foi aprovada de forma unânime pelos vereadores presentes.

Durante a votação, o presidente Cristiano Schumacher (PTB) explicou a importância de votar e aprovar esta proposta enviada pela Prefeitura. “Sabemos da importância da estratégia e do trabalho de cada agente de saúde. Não tem dia, não tem hora, não tem sol, não tem chuva e não tem área de risco. Eles sempre atuam com atenção e maestria”, justifica o parlamentar.

Com isso, ficou estabelecido que o vencimento destas duas categorias passa a ser de R$ 2.424 mil – equivalente a dois salários mínimos. Essa mudança se dá para regulamentar Alvorada aos ditames da União, que publicou portaria em 30 de junho. Agora o projeto vai para a sanção do prefeito José Arno Appolo do Amaral (MDB) e deve entrar em vigor após ser sancionado.

A secretária de Saúde (SMS), Neusa Abruzzi, falou sobre a aprovação deste projeto para a classe. “Tenho convicção da importância dessa lei que garantirá o piso salarial dos Agentes Comunitários e dos Agentes de Endemias, para valorização destes profissionais que diariamente estão nas comunidades e são muito importantes para a saúde da comunidade.”, enfatiza a titular da pasta.

COMENTÁRIOS ( )