Quarta-Feira, 20 de Setembro de 2017 |

Executivo implanta projeto piloto do “Pré-Natal do Parceiro”

UBS Umbu foi escolhida como sede para programa

Por Redação em 18 de Agosto de 2017

"Programa deve ser testado primeiramente na UBS Umbu, no qual o casal Edison Severo e Maria Cruz de Oliveira foram convidados para participar." (Foto: Divulgação)


A Secretaria de Saúde anunciou na última sexta-feira, 11/08, o projeto piloto “Pré-Natal do Parceiro”. No ato, realizado na Câmara de Vereadores, foi confirmado também que a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade a receber esse programa será a do Bairro Umbu.

Segundo a própria SMS, o objetivo do projeto é acolher, sensibilizar, e incluir os parceiros nos cuidados durante a gestação e na prevenção de doenças. Além disso, o Pré-Natal do Parceiro propõe-se a ser uma das principais portas de entrada aos serviços ofertados pela Atenção Básica em Saúde no município, ao enfatizar ações orientadas à prevenção, promoção, e adoção de estilos de vida mais saudáveis.

Ainda conforme a secretária titular da pasta, Neuza Abruzzi, o programa tem a finalidade de incentivar os homens a participarem mais assiduamente da gravidez, promovendo e aumentando o vínculo entre a família e o envolvimento afetivo. Além disso, o projeto também visa ampliar o cuidado na prevenção de doenças tanto para a mãe quanto para a criança.

O programa

Quando confirmada a gravidez, a gestante é acolhida pelo serviço de saúde e, ao mesmo tempo, a Unidade de Saúde convida o parceiro da gestante para um atendimento individual e acompanhamento durante o período de gestação. Para o piloto, o casal Edison Severo e Maria Cruz de Oliveira foram convidados para participar.

COMENTÁRIOS ( )