Segunda-Feira, 16 de Outubro de 2017 |

Mais de 50 gestantes atendidas no SIM na primeira semana

Na sexta-feira, 14/09, aconteceu a inauguração dos Serviços Integrados para Mulheres/SIM

Por Redação em 05 de Outubro de 2012

"Mais de 50 gestantes atendidas no SIM na primeira semana" (Foto: Divulgação)


Na sexta-feira, 14/09, aconteceu a inauguração dos Serviços Integrados para Mulheres/SIM, na rua Icaraí, 40. Já na terça-feira, 08/09, o atendimento às pacientes iniciou nas 10 salas de atendimento, com cerca de 20 funcionários de diversas áreas.
No SIM estão sendo realizadas consultas médicas ginecológicas, de enfermagem, ginástica para gestantes e pessoas da melhor idade, palestras educativas e atendimento à mulher em situação de violência. Ainda será possível fazer o pré-natal de baixo risco, encaminhamento para consultas especializadas (neste caso, incluem-se o atendimento à gestação de alto risco e a execução de ligadura tubária) e consulta com nutricionista, entre outros serviços.
A equipe é formada por seis obstetras, uma ginecologista, um mastologista, uma pediatra, uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem, uma nutricionista, duas psicólogas, uma assistente social, uma fisioterapeuta, um professor de educação física e uma advogada.
Uma das gestantes atendidas no local é Jucéli Prestes Rangel que está com oito meses e meio de gestação de uma menina chamada Tauane. Pela primeira vez ela foi até o SIM, pois anteriormente estava sendo atendida no PAM-8, na parada 48 em frente à Praça Central. Para ela que está na “reta final”, o atendimento tanto no PAM-8 quanto no SIM foi e está sendo muito bom. “Para a gestante é maravilhoso o atendimento no SIM, pois é bem completo. Fiz meu pré-natal no PAM e estou quase ganhando meu bebê. Não tenho do que me queixar”, falou ela.
Acompanhando sua esposa Jucéli, o trabalhador Leandro Silva Assis a levou ao local após ter sido avisado que ela estava sentindo dores e não muito bem. O mesmo chegou do trabalho e se sentou juntamente com outras pessoas que esperavam por atendimento ou igualmente a ele, esperavam por pacientes. Leandro partilhou do que a esposa já havia dito. “Ela sempre foi muito bem atendida nos dois locais. Até agora está sendo tranquilo. É nosso primeiro filho e estamos em uma ansiedade total”, disse ele.
Além de maridos o local também é frequentado por mães de adolescentes que acham importante a presença em momentos como a gravidez. Caso de Ivonete Silva Rosa que já levou suas duas filhas até o PAM-8 e que pela primeira vez trazia a outra filha, Tatiele da Silva Rosa de 21 semanas de gestação. Conforme Tatiele a sua queixa é que se acontece algo com ela durante a noite ela tem que se dirigir até algum hospital próximo e lá é tratada por algum médico que não está acompanhando sua gravidez. “Minha única queixa é que deveria ter algum espaço para atender a gestante que tenha alguma complicação ou problema”, falou ela.
O horário de atendimento dos Serviços Integrados para Mulheres será das 7h às 12h, e das 13h às 17h. Nas segundas e quartas feiras, o local funcionará também a noite, atendendo apenas gestantes, das 17h às 20h. O SIM inicia oficialmente as atividades na terça feira, 8.

COMENTÁRIOS ( )