Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021 |

Números de casos e óbitos causados pelo coronavírus voltam a crescer na cidade

Município tem 11404 casos confirmados desde de março de 2020

Por Redação em 26 de Fevereiro de 2021

"aparelhos serão utilizados enquanto o paciente espera a transferência para um leito de UTI" (Foto: Divulgação)


O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 25/02, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 11404 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 297 óbitos causados pela doença e 126 pessoas já estão recuperadas pela doença na cidade.
Nessa semana foram confirmados mais 161 casos. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados foi divulgado pela Prefeitura no início da semana. No boletim epidemiológico municipal de terça-feira, 02/02, já havia 11075 casos confirmados. Desses, 10450 já estão reestabelecidos. Ainda existem 252 alvoradenses em isolamento domiciliar e 81 hospitalizados. Na terça-feira, por volta das 17h – quando foi divulgado o ofício – já eram 292 mortes confirmadas pela pandemia do coronavírus dentro do município.
Imunizações
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, até o momento, Alvorada recebeu 5670 doses da Vacina, sendo que 4232 pessoas já receberam a primeira e 440 receberam a segunda dose. Além disso, a porcentagem aplicada chega a 82% de cobertura do público já vacinado.

Batalha contra o vírus
Uma parceria entre o Estado e a cidade, possibilitou que o Hospital de Alvorada recebesse mais três respiradores. Os aparelhos serão utilizados enquanto o paciente espera a transferência para um leito de UTI, conforme explica a secretária de Saúde/SMS, Neusa Abruzzi. “Mesmo o Hospital não sendo nossa administração atende os nossos munícipes então nós tentamos junto com a nossa coordenadora a cedência de três respiradores. Não temos UTI, mas isso nos ajuda a manejar a situação até abrir leitos no Estado”, fala. Em junho de 2020, a Prefeitura através da Secretaria da Saúde já havia entregue outros dois respiradores ao hospital.
Além disso, Neusa lembra que o Centro de Saúde voltará a funcionar neste sábado e domingo das 8h às 17h e na segunda-feira, 01/03 estará em funcionamento um segundo local para o atendimento da população. “Segunda-feira vamos abrir o segundo Centro de Enfrentamento ao Covid ali onde é o prédio da UBS Maringá e vamos colocar a Unidade Móvel para fazer testes (PCR e teste rápido) nas pessoas que vem das UBS’s e não foram ainda ao Centro de Saúde para não lotar este espaço”, declara.
Por fim a secretária lembra que com o Decreto do Governador Eduardo Leite de que todo o Rio Grande do Sul está em bandeira preta haverão ações com a finalidade de fazer cumprir o fechamento de estabelecimentos das 20h às 5h da manhã. “Brigada Militar, secretarias municipais, Conselho Tutelar vão realizar ações conjuntas para realmente se cumprir o decreto do Governo do Estado”, conclui.

COMENTÁRIOS ( )