Sexta-Feira, 18 de Agosto de 2017 |

Prefeitura monta equipe para agilizar projetos da SMS

Obras como a reforma do canil municipal e cercamento da UBS Porto Verde devem ser algumas das beneficiadas após ação

Por Redação em 14 de Julho de 2017

"Um dos locais reformados serão as baias onde ficam os cães" (Foto: Matheus Pfluck)


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (SPH), está montando uma equipe de profissionais das áreas da engenharia e da arquitetura. O objetivo desta ação é alocar esses profissionais na SMS para que os mesmos possam trabalhar exclusivamente nos projetos da pasta, como a reforma do canil municipal e o cercamento das três novas unidades básicas de saúde (UBS). Além disso, para um segundo momento, obras como as reformas e ampliações das UBSs também devem ser trabalhadas por esta equipe.

A equipe técnica que está na Secretaria de Saúde é composta pela engenheira Sandra Gerrard e pelo projetista e desenhista Gabriel Marchetto, ambos da SPH.

Segundo o diretor-geral da SMS, Guilherme Guterrez, existem dois projetos em andamento com essa equipe: a reforma do canil municipal e o cercamento da UBS Porto Verde.

Canil

Sobre o assunto, Guterrez ressalta que, ainda em 2016, foi realizado o estudo de projeto para a reforma e ampliação do espaço, porém as tabelas orçamentárias e os valores estão sendo ajustados e as plantas estão sendo concluídas. Depois disso será trabalhado o processo licitatório.

Ainda conforme Guterrez, a obra deve ser dividida em duas etapas. Na primeira devem ser realizadas as reformas do centro cirúrgico, a construção de baias para os cães e o conserto do esgoto. Depois disso é que será reformada a parte administrativa do canil. Como já existe o recurso previsto, o processo licitatório para a primeira etapa deve acontecer ainda neste ano. “Até o final de 2017 a licitação estará na rua e é possível que já conheçamos a empresa vencedora. Não podemos afirmar isso, mas existe essa possibilidade”, ressalta o diretor-geral.

A secretária Neusa Abruzzi também destaca que a Feira de Adoções de cães deve voltar a acontecer no terceiro trimestre deste ano. Para Neusa, ações assim ajudam muito o canil, tanto na busca de novos lares para os cães como também para receber animais das ruas. “Precisamos encontrar famílias para os cães que temos aqui, para depois podermos ajudar novos animais. A nossa perspectiva é de que, em agosto, possamos realizar a primeira edição de 2017 da nossa feira”, destaca a secretária.

Cercamento

Já sobre o cercamento das três novas UBSs, o diretor-geral relata que o processo licitatório ainda não começou, mas que a expectativa é de que em agosto essa licitação seja publicada e, até o fim do ano, pelo menos a UBS Porto Verde já esteja funcionando. “Já existe uma equipe pronta para começar a trabalhar naquele local. Estamos correndo para que os trabalhos possam começar ainda neste ano”, conta Guterrez.

COMENTÁRIOS ( )