Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021 |

Quase mil casos de coronavírus confirmados em apenas uma semana

Número de 915 pessoas contaminadas é o maior desde o início da pandemia

Por Redação em 26 de Março de 2021

"Na quinta-feira, 25/03, foram vacinados os alvoradenses nascidos em 1950" (Foto: Guilherme Wunder)


Alvorada segue com um crescente no número de casos confirmados de coronavírus. Nessa semana foram mais de 900 casos confirmados em sete dias. O número é um recorde desde que a pandemia chegou ao município. Enquanto isso, a Secretaria de Saúde (SMS) segue com o processo de imunização dos idosos. A expectativa é que os maiores de 70 anos sejam finalizados essa semana.

Dados da semana

O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 25/03, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 14.096 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 451 óbitos causados pela doença.

Nessa semana foram confirmados mais 915 casos. Isso é mais do que na última semana, quando foram 763 pacientes contaminados. Já o número de óbitos também diminuiu. Nessa semana foram confirmadas 43 vítimas da pandemia. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados foi divulgado pela Prefeitura no início da semana passada, através de nota nas redes sociais.

No boletim epidemiológico municipal de terça-feira, 23/03, já havia 13.591 casos confirmados. Desses, 12.424 já estão reestabelecidos. Ainda existem 622 alvoradenses em isolamento domiciliar e 107 hospitalizados. Na terça-feira, por volta das 19h – quando foi divulgado o ofício – já eram 438 mortes confirmadas pela pandemia do coronavírus dentro do município.

Campanha de imunização

Alvorada segue em sua campanha de imunização. Na sexta-feira, 26/03, serão vacinados os idosos de 70 anos. No fim de semana, caso restem doses da vacina, a Prefeitura pretende revisar as idades contempladas no decorrer da semana e que não puderam ir até o PAM-8 nos dias úteis. O cronograma da próxima semana ainda não foi divulgado pela administração municipal.

Em entrevista, a secretária Neusa Abruzzi explicou o que está fazendo para aumentar o número de doses. “Nós já pedimos que o Estado reveja os critérios. Aumentou, mas foi para todos e não só para nós. Realmente tem essa diferença e a gente já encaminhou ofícios e nos reunimos com a secretária do Estado porque queremos que fique mais claro os critérios que está sendo usados”, relata a titular da pasta.

Acompanhamento de casos

A secretária ressaltou que a SMS realiza o acompanhamento de todos os casos ativos através de uma central de atendimento. São diversos profissionais de saúde que monitoram os casos positivos – inclusive nos sábados. A média de testes é de 400 por dia e os casos negativados também são informados de seus resultados. Já o monitoramento acontece nos casos ativos.

Segundo ela, esse sistema de acompanhamento serve para orientar os pacientes. “As pessoas têm muitas dúvidas. Existem idosos que querem conversar porque não compreendem como funciona. Esse é um trabalho bem árduo que a gente tem que fazer e inclusive com técnicos acompanhando esse serviço e visitando os pacientes em caso de necessidade”, finaliza Neusa.

COMENTÁRIOS ( )