Terça-Feira, 17 de Outubro de 2017 |

Saiba onde ir em caso de emergência

Você sabe quando deve se dirigir a uma emergência de hospital

Por Redação em 05 de Outubro de 2012


Você sabe quando deve se dirigir a uma emergência de hospital e quando o problema pode ser resolvido em uma Unidade Básica de Saúde/UBS?
As Unidades Básicas de Saúde são locais onde o cidadão pode receber, gratuitamente, os atendimentos em saúde da criança, mulher, adulto e idoso. As UBS oferecem consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, tratamento odontológico, encaminhamento para especialistas e fornecimento de medicação básica.
A enfermeira Joice Rossoni, que trabalha na UBS do Jardim Aparecida, explica que as unidades fornecem cuidados básicos de baixa complexidade, “Não possuímos na UBS todos os equipamentos necessários, pois lidamos com problemas pequenos, enquanto na emergência de um hospital é possível encontrar toda a aparelhagem para qualquer tipo de situação”, explica Joice.
Essa dúvida é muito frequente entre a população, pois muitas pessoas imaginam que nas Unidades é possível tratar qualquer problema. “As pessoas acreditam que por termos um médico e um enfermeiro podemos salvar vidas, mas não conseguimos fazer milagre, justamente por não termos todos os aparelhos”, explica Joice.
As UBS são referência para os moradores, e estão mais próximas de suas casas, pois isso algumas pessoas preferem não se dirigir até o hospital, o que pode acarretar na morte por falta de materiais e estrutura necessária.

COMENTÁRIOS ( )