Sábado, 18 de Novembro de 2017 |

Secretaria de Saúde divulga programação para o Outubro Rosa

Ações fazem parte da campanha de prevenção do câncer de mama

Por Redação em 06 de Outubro de 2017

"Ônibus Lilás esteve na cidade no início do ano" (Foto: Magno Derlon)


A Secretaria de Saúde (SMS) realiza nesta sexta-feira, 06/10, uma série de ações que dão início e fazem parte da campanha de conscientização para a prevenção do câncer de mama. As atividades são destinadas a toda população feminina de Alvorada e serão realizadas em alusão ao Outubro Rosa, mês onde se debate e estimula a participação da população no controle do câncer de mama.

As atividades foram iniciadas nesta segunda-feira, 02/10, quando foi lançada a campanha, que tem como tema: “Declare o seu amor por você mesma”. O evento aconteceu no auditório do PAM-8. Participaram da abertura as autoridades do município e empresários da cidade que se solidarizaram com a causa. Na ocasião também foi apresentada a programação que deve acontecer durante todo o mês de outubro.

Para dar a força e a propagação necessária para a campanha, todos os postos de saúde do município devem abrir neste sábado, das 08h às 16h. Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher, Clarissa Troiano, essas iniciativas visam atender também as mulheres que trabalham e não tem como comparecer nos postos de saúde durante a semana. Além disso, o Serviço Integrado para Mulher (SIM) deve funcionar em horário estendido em alguns dias da semana.

“É uma série de ações que estão sendo feitas durante o mês com o foco no exame preventivo da mamografia. Para atingir ao maior número de mulheres possíveis, os postos de saúde vão abrir nos sábados para a solicitação destes exames que serve para a prevenção do câncer de colo de útero e também de mama. Quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maior é a chance de cura”, salienta a enfermeira.

Toda a programação alusiva ao Outubro Rosa é promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, Gabinete da Primeira Dama e Coordenadoria da Mulher, com apoio do Grupo de Apoio e Alerta do Amanhã sem câncer, da Paróquia Santo Antônio. Confira abaixo a programação:

Sexta-feira (06/10)
Ônibus Lilás – Bairro Stella Maris

Sábado (07/10)
Ônibus Lilás – Bairro Aparecida
Serviços prestados nos dois dias: Coleta de CP, solicitação de mamografia, teste rápido, roda de conversa com psicóloga, assessoria jurídica, oficina de música com roda de terapia comunitária, verificação de pressão arterial, HGT, vacina HPV, cadastro da Nota Fiscal Gaúcha, informações sobre tuberculose e IST/HIV.

Segunda, terça e quarta-feira (09/10 e 11/10)
Os Serviços Integrados para Mulheres (SIM) estará realizando coleta de CP e teste rápido das 17h30 às 21h. O espaço fica localizado na Rua Taimbé, Nº 327.

Segunda-feira (16/10)
Divulgação das fotos das equipes em apoio ao Outubro Rosa no facebook da SMS

Terça-feira (24/10)
Caminhada Outubro Rosa

Quinta-feira (26/10)
Entrega dos lenços

Terça-feira (31/10)
Saúde na Praça – atividades físicas a partir das 09h

COMENTÁRIOS ( )