Sexta-Feira, 19 de Agosto de 2022 |

Secretária Neusa Abruzzi faz avaliação das mudanças na campanha de imunização

Além da troca do Centro, também estão havendo ações dentro dos bairros

Por Redação em 26 de Novembro de 2021

"Essa semana a ação de descentralização ocorreu no Bairro Americana" (Foto: Divulgação)


A campanha de imunização contra a Covid-19 segue em andamento no município. Para ampliar o alcance da vacinação, a Secretaria de Saúde (SMS) está desenvolvendo ações de descentralização para os bairros da cidade. já o Centro de Vacinação, devido a baixa procura, saiu do Ginásio Tancredo Neves e voltou para o prédio anexo ao PAM-8, onde ocorreu o início da vacinação.

Uma das ações dessa semana ocorreu no Bairro Americana. Segundo a secretária Neusa Abruzzi, essas ações vêm agradando a comunidade. “Nós fizemos 136 doses de vacinação em duas horas de trabalho nas ruas e não conseguimos fazer nem a metade do bairro. isso porque nós conversamos, orientamos e vamos na casa das pessoas. A gente faz um atendimento que é muito produtivo”, salienta a titular da pasta.

Já sobre a mudança de local, a secretária explica que não pretende retornar ao Ginásio porque essas ações de descentralização vão diminuir o movimento no centro. “A gente sabe que o espaço é menor, mas é bem confortável e as pessoas não demoram para se imunizar. Até porque a gente manteve o número de funcionários que tinha antes, então não tem mudança no tempo, mas apenas no espaço”, finaliza Neusa.

Dados da semana

O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 25/11, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 23.196 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 821 óbitos causados pela doença.

Nessa semana foram confirmados mais 40 casos. Isso é menos do que na última semana, quando foram 39 pacientes contaminados. Já sobre os óbitos, desta vez houve o registro de três novas mortes no município. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados foi divulgado pela Prefeitura no início da semana, através de nota nas redes sociais.

No boletim epidemiológico municipal de terça-feira, 23/11, já havia 23.184 casos confirmados. Desses, 22.268 já estão reestabelecidos. Ainda existem 27 alvoradenses em isolamento domiciliar e 69 hospitalizados. Na terça-feira, por volta das 14h – quando foi divulgado o ofício – já eram 820 mortes confirmadas pela pandemia do coronavírus dentro do município.

Campanha de imunização

Segundo último boletim do Estado, Alvorada já recebeu 307.578 mil doses de vacinas – entre primeira dose, segunda dose e dose única. Dessas doses, 89.2% já foram aplicadas na população. Com isso, 117.388 pessoas já estão com o ciclo de imunização concluído (duas doses ou dose única). Além disso, outras 31.050 alvoradenses já receberam pelo menos a primeira dose da vacina.

Com a chegada dos menores de idade, a Secretaria de Saúde (SMS) vacinou na quinta-feira, 25/11, os jovens de 12 anos completos ou mais. Além disso, estão recebendo a terceira dose os idosos com mais de 57 anos que tomaram a primeira vacina antes de 25 de junho. As aplicações de segunda dose de Pfizer, Coronavac e Oxford seguem sendo aplicadas. A programação de sexta-feira, 26/11, não foi divulgada.

Já podem ser imunizados com a terceira dose os imunodeprimidos que tomaram a segunda dose até o dia 27 de outubro. Podem procurar o serviço os quem tem imunodeficiência primária grave, faz tratamento de quimioterapia, transplantados de órgão, portador de HIV/AIDS, uso de corticoides, uso de drogas da resposta imune, auto inflamatórios, pacientes em hemodiálise e com doenças inflamatórias crônicas.

COMENTÁRIOS ( )