Quarta-Feira, 20 de Setembro de 2017 |

Técnicos de enfermagem recebem capacitação sobre DST/AIDS

Formação está sendo disponibilizada para profissionais da atenção básica

Por Redação em 08 de Setembro de 2017


A Secretaria de Saúde, através do Programa Municipal DST/AIDS, realizou durante toda a quarta-feira, 30/08, mais uma etapa da capacitação sobre cuidados em HIV/AIDS. A formação contou com a presença dos técnicos de enfermagem da atenção básica da cidade e foi promovida em dois turnos, para atender a todos os profissionais e não deixar de prestar os serviços necessários nas unidades básicas de saúde (UBSs).

Esse projeto de formação contínua para os profissionais de saúde do município vem desde 2013, quando Alvorada ocupava os primeiros lugares no ranking de municípios com maior incidência de AIDS no Estado e Brasil. Para conter esses números várias ações foram implantadas na cidade, com o objetivo de baixas os índices da doença em Alvorada.

Segundo a coordenadora do programa, Normita Bonaldo, essa é a primeira formação que está sendo realizada com os técnicos de enfermagem. Antes o projeto havia atendido os médicos e enfermeiros da cidade. Ainda conforme ela, esse curso faz parte de um processo de formação contínua e que não deve ser concluído.

“Na verdade se trabalha mais a abordagem e o acompanhamento da atenção básica. O público-alvo da formação são os técnicos de enfermagem, que foram capacitados para fazer o teste rápido de HIV e agora estão recebendo essa formação para saber como funciona o tratamento da AIDS e como é a abordagem deste paciente”, explica Normita.

Receptividade

Para Natan Dias, que trabalha no Laboratório Municipal e acompanhou a formação, ações como essa são importantes. Isso porque, segundo ele, é possível que o servidor consiga atender da melhor forma possível os pacientes quando se tem domínio sobre o assunto. Rosangela Aparecida, que trabalha na UBS Intersul, também ressalta a importância deste novo conhecimento. “Tem coisas que a gente não tem conhecimento e que, com essa formação, acabamos sabendo”, conta Rosangela.

Atenção Especializada

O Programa Municipal DST/AIDS de Alvorada é um departamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) responsável pelo Serviço de Atenção Especializado em doenças sexualmente transmissíveis. O espaço de saúde está lotado no Pronto Atendimento Municipal (PAM-8), que fica na Rua Roberto de Souza Feijó, nº 147.

COMENTÁRIOS ( )