Sexta-Feira, 07 de Outubro de 2022 |

UBS Stella Maris ganha cobertura metálica galvanizada com isolamento acústico e térmico

A previsão é de que a reforma seja concluída em 90 dias

Por Redação em 08 de Julho de 2022

"Estão sendo investidos R$ 360 mil de recursos próprios da Prefeitura" (Foto: Eduardo Porto)


Em poucos meses os moradores do bairro Stella Maris poderão usufruir de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) reformada. As obras tiveram início em abril e contemplarão a troca do telhado por um sistema de telhas metálicas com isolamento térmico e acústico, sistema elétrico, forro, piso, pintura, reforma do banheiro com troca de pias e louças, novo sistema de prevenção contra incêndios e ampliação da recepção.

Segundo a Secretaria de Saúde (SMS), a ampliação da recepção será importante para dar mais conforto aos alvoradenses que procurarem a unidade. Isso porque o paciente contará com ambiente amplo e climatizado. Além disso, na parte interna a unidade contará com banheiro PNE para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e utilizem cadeira de roda.

Na parte externa, foi construída a calçada com acessibilidade e piso podotátil para garantir mais segurança aos deficientes visuais. De acordo com Thiago Henriques, engenheiro responsável pela obra, esta UBS trará, além do conforto aos pacientes, a economia nos custos com energia elétrica e climatização. Henriques reforça ainda que, com a aprovação da comunidade, esse modelo pode se expandir para outras unidades.

Para Alfeu Fonseca, que mora há quatro anos no bairro, essa reforma é vista com bons olhos. “A minha senhora usa ele, pois é diabética. O atendimento sempre foi bom, mas as instalações estavam ruins. Tinha muita goteira. Como dizem os antigos, essa reforma será uma mão na roda. Em dias de chuva era muito difícil e estamos esperando a reabertura”, confessa o aposentado.

Trabalho do poder público

A reforma do posto de saúde do Bairro Stella Maris é uma reivindicação do mandato do vereador Alexandre Espeto (PSD). Segundo ele, já são mais de 20 anos desde que a UBS foi construída e haviam problemas na estrutura – principalmente no telhado. Com essa reforma, o parlamentar acredita que a comunidade será atendida em melhores condições e isso deve impactar na autoestima do bairro.

O vereador conta que, desde o início do mandato, vinha solicitando a reforma, que foi confirmada em julho de 2021. “Foi neste período que iniciou as tratativas para saber de onde viria a verba – através de emenda ou da própria Saúde. Devido a burocracia que se tem de uma emenda, a Secretaria decidiu junto ao prefeito que seria verba própria da Saúde”, encerra Espeto.

Já a secretária da pasta, Neusa Abruzzi, destaca que os benefícios serão imediatos para a comunidade. “A reforma completa da UBS Stella Maris é uma obra muito aguarda pela comunidade, um investimento de muita importância e um esforço da Secretaria de Saúde que resolverá problemas crônicos na estrutura da unidade, além de qualificar o ambiente para o trabalho da equipe e para o atendimento”, justifica a titular da SMS.

Serviço

A UBS Stella Maris está sendo reformada desde o dia 27 de abril, através de recursos próprios da Secretaria de Saúde (SMS). São R$ 340.064,92 investidos nas obras de infraestrutura do posto de saúde. Durante o período de obras, os pacientes da unidade Stella Maris estão sendo atendidos nas UBSs Jardim Alvorada e Aparecida. A perspectiva é de que ela seja concluída em 90 dias.

COMENTÁRIOS ( )