Segunda-Feira, 01 de Maro de 2021 |

Aconteceu

Por Redação em 26 de Novembro de 2013


Curso de Cuidador de Idoso
Aconteceu na segunda-feira, 18/11, a primeira aula do curso de Cuidador de Idoso, no Centro de Capacitação Profissionalizante Milton Santos. O curso é promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho Assistência Social e Cidadania da Prefeitura através do Pronatec do Governo Federal. O evento contou com as presenças do prefeito Sérgio Bertoldi, secretário Municipal de Trabalho Assistência Social e Cidadania, Airton Alminhana; do líder do governo na Câmara de Vereadores, Juliano Marinho, entre outras lideranças da comunidade.
O prefeito Serginho, assinou naquela manhã, a pactuação dos cursos profissionalizantes do Pronatec para 2014. Ao todo, foram pactuadas a criação de 2.235 vagas para o próximo ano. Entre os cursos a serem ministrados estão o de operador de computador, maquiagem cênica, auxiliar administrativo, inglês básico, auxiliar de recursos humanos, espanhol básico, garçom, padeiro, carpinteiro, entre outros de diversas áreas.

Participação mínina no concurso na área de saúde
A Prefeitura de Alvorada abriu concursos nas áreas de saúde, incluindo médico geral comunitário na qual a participação da classe foi mínima. Das 20 vagas abertas para este segmento houve apenas cinco inscritos e nenhum compareceu para realizar a prova ocorrida no domingo, 17/11. O salário era de R$ 5.099, 83 para uma carga horária de 20 horas semanais.
Concurso para médico socorrista do Samu com seis vagas teve sete inscrições e apenas um compareceu para fazer o teste. Os profissionais receberiam R$ 55 por hora trabalhada em até 40 horas semanais.
Também houve concurso para outras áreas de saúde que tiveram uma maior procura. “A Prefeitura tem buscado ampliar o quadro de profissionais na área de saúde e tem enfrentado a falta de interesse da classe médica para ocupar as vagas abertas. Apesar da pouca procura, a Prefeitura tem melhorado o atendimento à comunidade, ainda que mantendo serviços terceirizados”, afirma a secretária de Saúde Janete Conzatti.

Qualificação no atendimento odontológico
Dentistas de Alvorada estão realizando especialização na faculdade de Odontologia da UFRGS em parceria com o município e melhorando a qualidade dos serviços prestados à comunidade.
Os profissionais atendem no Centro de Especialidade Odontológica junto à URS-2, Umbu. O município não conta com especialistas em ortodontia, periodontia, cirurgia facial e a Prefeitura vem buscando o aprimoramento desses profissionais. Um dos serviços diferenciais que é realizado no local e poucas cidades possuem é o atendimento a pacientes portadores de deficiência.
Todas as UBSs de Alvorada também apresentam pelo menos gabinete odontológico e um dentista e algumas devem ter o quadro ampliado pela quantidade de pessoas atendidas.

COMENTÁRIOS ()