Quinta-Feira, 04 de Maro de 2021 |

Aconteceu

Por Redação em 29 de Novembro de 2013


Seminário com lideranças do Estado e País
O Prefeito SergiO Bertoldi, junto com o deputado Federal Henrique Fontana, os deputados estaduais Raul Pont e Stela Farias, o conselheiro da Fundação La Salle, Mauri Cruz, secretários, diretores e dirigentes políticos do município se reuniram abordando a conjuntura de Alvorada, do Estado e do País. O encontro fez parte de seminário liderado pelo Prefeito para avaliar o primeiro ano de gestão do governo municipal e o planejamento para 2014.
O prefeito Serginho abordou o cenário local e os desafios postos ao grupo para melhorar a vida das pessoas em Alvorada. O deputado Federal Henrique Fontana tratou sobre o cenário nacional e criticou a criminalização da política. Criticou também a partidarização no combate a corrupção destacando que a corrupção deve ser enfrentada como um todo, independentemente de partido ou segmentos da sociedade que não se organizam em partidos, mas são igualmente corruptas e achacam sistematicamente recursos públicos.
O deputado Raul Pont falou sobre o novo momento que o Brasil vive em contraste com seus tempos de prefeito de Porto Alegre em que enfrentava inúmeras dificuldades em realizar projetos na instância municipal. A deputada Estadual Stela Farias abordou os debates da região para melhorar o atendimento de saúde com a ampliação da oferta de leitos, assunto que está sendo tratado junto ao Governo do Estado, entre outros temas.
Também foi lembrado o Programa Mais Médico, ação destacada do Governo Federal que beneficiou Alvorada com seis médicos em uma primeira leva que já está atendendo a comunidade, além de outros seis médicos que estão por vir. O grupo falou ainda das articulações que resultaram na conquista da duplicação da Frederico Dihl e Caminho do Meio em ações políticas lideradas pelo Prefeito Professor Serginho.
O seminário que aborda o primeiro ano da nova gestão municipal e planos para 2014 teve seus trabalhos iniciados na quinta-feira, 21/11, e tomou como base os resultados do encontro realizado pelas lideranças da cidade com a comunidade civil na terça-feira, 19/11.

Saúde dos homens com ações nas UBSs
As 13 Unidades Básicas de Saúde do município estiveram abertas no sábado, 23/11, realizando exames, consultas e outras ações referentes ao Novembro Azul para a saúde masculina.
Entre as atividades estiveram solicitações de PSA (exame preventivo de câncer de próstata); verificação da pressão; glicose; vacinações; teste rápido de HIV e sífilis; distribuição de preservativos; orientações sobre vasectomia; consultas clínicas sobre DTSs, hipertensão, diabetes.

Escolas comemoram Semana da Consciência Negra
As escolas da rede municipal Podalírio Inácio de Barcellos, Emília de Oliveira, Alfredo José Justo, Cecília Meireles, Gentil Machado de Godoy, Almira Feijó, Alcides Maia, Antônio de Godoy, Elisardo Duarte Neto, Normélio Pereira de Barcellos, Idalina de Freitas Lima e Nova Petrópolis realizaram no sábado, 23/11, atividades referentes à Semana da Consciência Negra.
Entre as ações estiveram a Feira das Nações, Mostra de Trabalhos sobre a consciência negra, Mostra Literária, Feira de Diversidades... Os atos alusivos à Consciência Negra aconteceram em todas as escolas da rede municipal entre os dias 19 e 23 de novembro. As escolas do município trabalham com o tema da consciência negra durante todo o ano e nesta semana realizam a divulgação dos trabalhos para a comunidade. No acompanhamento pedagógico semanal de todas as escolas também é salientada a importância desta temática ser aplicada junto aos alunos.

COMENTÁRIOS ()