Quinta-Feira, 04 de Maro de 2021 |

Aconteceu

Por Redação em 28 de Dezembro de 2013


Formaturas em Alvorada
- Aconteceu na terça-feira, 17/12, no Salão Nobre da Prefeitura da entrega dos certificados aos participantes de oficina de qualificação em informática organizada pela Secretaria Municipal da Juventude.
As aulas forma ministradas no período de 29 de outubro a 03 de dezembro, estando entre os conteúdos da oficina temas relativos à história da informática, internet, digitação.
- E na tarde de segunda-feira, 16/12, foi a formatura do Programa Se Essa Rua Fosse Minha, do qual participaram duas turmas, 41 e 42, da Escola Municipal Frederico Dihl.
O programa foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana em parceria com o DETRAN. O objetivo é atingir quatro mil alunos com o curso que visa conscientizar os alunos sobre os perigos no trânsito. Estudantes dos 4º anos de 14 escolas do município participaram do programa, sendo que mais de 1.500 alunos já participaram do projeto.
Entre as atividades desenvolvidas estiveram a confecção de maquetes, reportagens, pesquisas, caminhadas, entre outras.

Encontro Natalino de Câmbio
Alvorada teve o seu primeiro Encontro Natalino de Câmbio ocorrido na terça, 17/12, no Ginásio Municipal Tancredo Neves.
O Câmbio é um jogo de Voleibol adaptado para atletas com mais de 55 anos e em Alvorada é uma ação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Ações para a comunidade do Sítio dos Açudes
A Prefeitura realizou ações nas áreas social, de saúde e cidadania com os moradores do bairro Sítio dos Açudes na segunda, 16/12.
As atividades ocorreram em frente à Escola Municipal Leonel Brizola, onde equipes da Secretaria de Saúde realizaram atendimentos médicos, odontológicos, vacinações, exames rápidos de HIV/sífilis, orientações preventivas. A comunidade também escolheu roupas no Ônibus da Cidadania, iniciativa do gabinete da primeira-dama, Maria Zoretti, que também esteve presente no local. Equipe do Programa Infância Melhor/PIM deu orientações sobre cuidado das crianças, entre outras atividades que ocorreram no bairro.
No dia 17 de agosto a Prefeitura realizou no mesmo bairro a primeira Caravana da Cidadania, beneficiando centenas de pessoas em ações de inserção a serviços de saúde, direitos humanos, educação, cultura, meio ambiente, esportes, assistência social, entre outros.

Luta contra a AIDS
A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã de sexta-feira, 13/12, a Caminhada Pela Vida na Luta Contra a AIDS. A atividade educativa, informativa e de prevenção contou com a presença de secretários municipais, da Coordenadora Estadual do Programa Saúde na Escola Ana Mazullo, profissionais de saúde, integrantes da comunidade alvoradense. O grupo Nação Periférica ainda realizou apresentação artística.
Durante todo o dia aconteceram testes gratuitos de HIV e sífilis à comunidade, além da distribuição de materiais informativo e preservativos masculinos e femininos. A Prefeitura possui uma estrutura permanente que realiza ações de prevenção à AIDS durante todo o ano em Alvorada. O teste rápido para detecção do vírus HIV e sífilis foi implantado em junho em todas as Unidades Básicas de Saúde. Antes era realizado apenas no Serviço de Atendimento Especializado em DST/AIDS junto ao PAM-8, quando o serviço foi disponibilizado em março.

COMENTÁRIOS ()