Quinta-Feira, 04 de Maro de 2021 |

Aconteceu

Por Redação em 21 de Fevereiro de 2014


Administração Municipal avalia área para sede de Cia da BM
O prefeito SergioBertoldi, acompanhado do Major Marcelo Couto, vistoriou na tarde de terça-feira,18/02, uma das áreas que está sendo avaliada para ser a sede de futura Companhia da Brigada Militar em Alvorada.
O objetivo da nova Companhia é de contemplar com os bairros Umbu, Salomé, Maria Regina e Campos Verdes. Os secretários de Segurança e Mobilidade Urbana, Fernando Ramalho e de Governo, Marcus Thiago, completaram o grupo. O Governo Municipal vem retomando o processo de descentralização dos serviços de segurança para atender mais diretamente e com agilidade as populações dos bairros. Em anos anteriores houveram Companhias nos bairros Umbu e Salomé, hoje fechadas. Em fevereiro de 2013 foi reinaugurada a Companhia no Jardim Algarve/Porto Verde, que contou com a presença do governador Tarso Genro e outras autoridades do Estado e município. Na oportunidade o governador garantiu a entrega do caminhão de bombeiros para a unidade local, mas até o momento a cidade segue aguardando o equipamento que, por diversos anos, foi elencado como prioridade na Consulta Popular do Estado.

Loja Social é ampliada
A Casa da Cidadania/Loja Social, iniciativa do Gabinete da primeira-dama Maria Zoretti, ganhou uma nova sala na qual serão ministrados cursos e oficinas. Durante os meses de janeiro e fevereiro o espaço vem recebendo melhorias e adequações para melhor atendimento à população. Também está sendo realizado no período a atualização de dados cadastrais de beneficiados. No dia 06 de março a Loja Social voltará a funcionar em seu horário normal, de segunda à sexta-feira, das 09 h às 12h e das 13h às 17h. Até esta data continuará atendendo às terças e quintas para a continuação das melhorias no local. A Loja Social já disponibilizou 28 mil roupas e outros itens à população desde sua inauguração em 29 de maio do ano passado. Cerca de 6.200 pessoas passaram pelo local. Os beneficiários devem receber Bolsa-Família ou estar inscrito no CadÚnico e se dirigirem a um CRAS no município para ganharem um vale que dá direito a escolher as roupas na Loja.

Copa do Mundo é tema de exposição
Alunos que fazem o curso do Protejo apresentaram em 12 de fevereiro a exposição “Por dentro da Copa”, atividade dá segmento às ações dentro do Percurso Social Formativo do projeto na cidade. Os estudantes exibiram na sede, bairro Umbu, suas pesquisas sobre países participantes da Copa do Mundo 2014. Os jovens também apresentaram performances de dança, música e teatro representando a cultura local de cada país.
No dia 07 de dezembro foi realizada a aula inaugural do curso do Protejo, parceria da Prefeitura com o Governo Federal. O curso voltado à cidadania dos jovens, conta com 150 alunos de 15 a 24 anos que moram no bairro e região. Com duração de um ano, as aulas são divididas em oito módulos de ensino envolvendo informática, segurança pública, direitos do consumidor, cultura, esportes e outros temas. O projeto recebeu 25 novos computadores que são utilizados pelos estudantes nas aulas. Os alunos recebem uma bolsa-auxilio de R$ 100 por mês.

Iniciam dois novos cursos do Pronatec
Iniciaram na segunda, 17/02, as aulas dos cursos de auxiliar administrativo e de manicure/pedicure realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego/Pronatec do Governo Federal.
Os cursos terão duração de três meses e acontecemno Centro de Capacitação Profissional Milton Santos.
Este ano ocorre a maior oferta de cursos de qualificação profissional da história da cidade abrindo duas mil 235 vagas pelo Pronatec beneficiando toda a comunidade. Em 2013 foram disponibilizadas 1.600 vagas, sendo que 950 alunos concluíram os cursos, contra apenas 60 vagas em 2012. Em novembro passado a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participou em Alvorada da formatura de 200 alunos de diversos cursos de qualificação profissional vinculados ao Pronatec.

COMENTÁRIOS ()