Sexta-Feira, 05 de Maro de 2021 |

Aconteceu

Por Redação em 14 de Março de 2014


Conferência de Defesa Civil
A Prefeitura realizou na quinta-feira, 13/03, a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil envolvendo representantes das secretarias municipais.
A atividade contou com quatro eixos temáticos: poder público; sociedade civil; conselhos municipais; comunidade científica. No encontro foram definidos princípios e diretrizes para as etapas estadual e nacional.
Na conferência estadual, que será realizada em Porto Alegre no dia 16 de abril, serão agregados todos os princípios e diretrizes discutidos e apresentados nas etapas municipais, construindo um corpo de delegados e propostas para representar o Rio Grande do Sul na Conferência Nacional.
A previsão é de que 1.800 pessoas participem da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, que será realizada em Brasília, entre 27 a 30 de maio, sendo 1.700 delegados, dentre agentes de Defesa Civil, representantes da sociedade civil e da comunidade científica e dos conselhos profissionais e de políticas públicas. Promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à defesa civil, tendo em vista novos paradigmas para a proteção e defesa civil é o objetivo central da conferência. Sob a temática “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”, a Conferência promove, incentiva e coloca em discussão a questão da proteção na Defesa Civil.

Ações cidadãs, de saúde e sociais no Sítio dos Açudes e DI
Aconteceram na manhã de terça-feira, 11/03, ações sociais, de cidadania e de saúde, em frente à Escola Leonel Brizola, no bairro Sítio dos Açudes. Atendimentos médicos, odontológicos e orientações gerais de saúde foram disponibilizados para a comunidade. O Ônibus da Cidadania, iniciativa do Gabinete da Primeira-dama Maria Zoretti, esteve no local para que a comunidade escolhesse roupas e outros itens além de informar sobre atividades e projetos da Prefeitura. Outras ações cidadãs no Sítio dos Açudes foram realizadas pela Prefeitura em agosto e dezembro beneficiando centenas de moradores desta comunidade.
Durante a tarde, as ações aconteceram na Estrada Diogo Inácio de Barcellos, no Aterro Sanitário, no Distrito Industrial. Também houve atendimento social à população inserida em programas como o Bolsa-Família, levantamento para avaliar quem pode ser novo beneficiário do programa, entre outras atividades.

Colocação de lâmpadas na Rua Assis Brasil
A Prefeitura realizou na tarde de segunda-feira, 10/03, a implantação de duas lâmpadas e suportes para o equipamento na rua Assis Brasil, no bairro Intersul. No local havia apenas o poste.

Ações alusivas ao Dia da Mulher
Na tarde de sábado, 08/03, aconteceram na Praça Joao Goulart, atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Foram realizadas palestras sobre saúde e direitos femininos, atuação de unidade móvel da saúde realizando coleta de exame preventivo do câncer de colo de útero, exames de glicose, pressão arterial, teste rápido de HIV. Além disso, houve também a distribuição de preservativos masculinos e femininos, materiais informativos sobre saúde feminina, além de ocorrerem apresentações artísticas, exposição de fotos de personalidades femininas que marcaram a história de Alvorada e a presença do Ônibus da Cidadania para os beneficiários de programas sociais escolherem roupas e outros itens.
Outra ação foi a entrega de rosas a motoristas em sinaleira na parada 48 na avenida Presidente Getúlio Vargas em referência também ao fato de que menos de 25% das infrações de trânsito em 2013 no Estado foram cometidas por mulheres.

COMENTÁRIOS ()