Sexta-Feira, 05 de Maro de 2021 |

Aconteceu

Por Redação em 17 de Abril de 2014


Prefeitura realiza curso de formação do cidadão ambiental
Iniciou na quarta-feira, 16/04, uma edição do curso para formação do Cidadão Ambiental, ministrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Este ano contando com seis turmas de diversas entidades: Projeto Pescar Soul; Projeto Pescar Acial; Escola Adventista; Paróquia Santo Antônio; Grupo Calebe Universal e Grupo Força Jovem Ambiental.
O curso é baseado em palestras, aulas práticas e saídas de campo e o término das aulas acontece em 30 de maio, com formatura prevista para 05 de junho.
Entre os temas e ações tratados estão poluição do solo, água e ar; preservação do meio ambiente; lei do lixo; tratamento da terra para o plantio; mudança climática e licenciamento ambiental; plantio na escola; tratamento da terra para o plantio; preservação do meio ambiente no local de trabalho; processos da água e uso racional da mesma; cidadania e educação ambiental; plantio de árvores nativas; visitas ao Parque Itapuã e à Quinta da Estância.

Audiência pública sobre mutirão de regularização de imóveis no 11 de Abril
Aconteceu no sábado, 12/04, uma Audiência Pública na Escola Estadual Mário Quintana, 11 de abril, que contou com a presença do prefeito Sergio Bertoldi, deputado Federal Henrique Fontana, deputada Estadual Stela Farias e o diretor da Secretaria de Habitação e Saneamento do Governo do Estado, Deoclécio Grippa, juntamente com Aurélio Froener.
O objetivo foi apresentar à comunidade o Mutirão de Regularização de Imóveis da COHAB. Além deste tema a Audiência Pública promovida pela Prefeitura juntamente com a Associação de Moradores do 11 de Abril, também tratou de questões relativas a Segurança Pública, implantação do Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul/IFRS e da campanha “Lixo no Lixo”. Para tratar dos temas a mesa de autoridades contou ainda com a participação do comandante do 24º BPM, Major Couto; secretário de Mobilidade Urbana, Fernando Ramalho e secretário Municipal de Governo, Marcus Thiago.

Mutirão de regularização da COHAB
Representantes da Secretaria de Habitação e Saneamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul fizeram em 31 de março, apresentação formal ao prefeito Serginho e aos vereadores da base do governo, do Mutirão da Regularização de Imóveis da COHAB.
A reunião, realizada no Gabinete do Prefeito, foi proposta pelo prefeito em conversa que teve com Secretário De Habitação e Saneamento, Marcel Frison. A Câmara de Vereadores, na sessão da terça-feira, 01 de abril, aprovou a isenção do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis para os moradores beneficiados pelo mutirão. A ação deve contemplar os moradores do 11 de Abril, para a formalização das escrituras dos imóveis em áreas da extinta COHAB.
Segundo o Secretário Municipal de Governo, Marcus Thiago, a Prefeitura realizou um trabalho junto com a Associação dos Moradores do 11 de Abril, que acompanha o movimento da cidade pela criação do Mutirão de Regularização de Imóveis da COHAB. Segundo a Secretaria de Habitação e Saneamento do Governo do Estado, Alvorada possui 1258 famílias com imóveis quitados pela COHAB, mas sem escrituras. Além dessas, existem cerca de outras 400 famílias com problemas que impediram a formalização das escrituras, totalizando em torno de 1600 famílias alvoradenses que podem ser beneficiadas pelo programa.
O Mutirão da Regularização de Imóveis da COHAB é um programa do Governo do Estado que tem por objetivo promover o fornecimento de escrituras dos imóveis em áreas da extinta COHAB/RS. O Governo do Estado criou o mutirão compondo um grupo de trabalho com a participação da Defensoria Pública Estadual e do Banrisul. Segundo diretor Aurélio, os problemas para a formalização da escritura desses imóveis da extinta COHAB/RS se enquadram em quatro grupos. O primeiro é composto por aqueles que possuem contratos de gaveta; o segundo caso é do mutuário que não fez a escritura por questões financeiras; o terceiro reúne questões de heranças e o quarto reúne aquelas pessoas que perderam todos os documentos.

COMENTÁRIOS ()