Segunda-Feira, 01 de Maro de 2021 |

Aconteceu

Por Redação em 25 de Abril de 2014


Foram 23 autuações em ação de segurança no trânsito na Páscoa
A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana realizou a Operação Viagem Segura durante o feriado de Páscoa e realizou na sexta-feira, 18/04, uma blitz na saída do município em direção a RS-118 e BR-290, utilizando seis agentes de trânsito, cinco guardas municipais, dois agentes administrativos com apoio de dois policiais militares do 24º BPM.
Na ação foram abordados 67 veículos resultando em 23 autos de infrações e um carro recolhido ao depósito do Detran. Entre as infrações, cinco casos de não utilização de cinto de segurança, quatro veículos com faróis queimados, um motorista sem carteira de habilitação e outro com a documentação vencida. Não houve registro de motoristas que tenham consumido bebida alcoólica.
A operação fez parte de um esforço combinado entre os municípios de Alvorada, Canoas, Esteio, Viamão, Sapucaia do Sul e São Leopoldo a partir de reunião realizada no auditório do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, em 15 de abril. A atividade teve como objetivo inserir a participação dos municípios na Operação Viagem Segura do feriado de Páscoa nas saídas das cidades com ações de fiscalização aos condutores que se deslocavam em direção as estradas, contribuindo com a sensação de segurança e fiscalização em apoio às polícias rodoviária federal e estadual. A iniciativa das secretarias municipais de segurança e trânsito destas cidades de se somarem a Operação Viagem Segura a partir da saída de seus municípios é um primeiro esforço que deverá ter sequência para as próximas operações e possivelmente com a participação de mais municípios.
Os esforços realizados pelos órgãos de fiscalização do Estado nas estradas federais e estaduais durantes os feriados através da Operação Viagem Segura tem mostrado resultados positivos na redução do número de vítimas. Por sua vez, os municípios que são os locais de onde partem os condutores, são peças importantes na soma desses esforços. O volume de agentes de fiscalização acompanhando os condutores desde a saída das cidades, passando pelas estradas até o destino final, aumenta a sensação de fiscalização e de segurança.

Encontro sobre reforma política na Escola Justo
Aconteceu na noite de quarta-feira, 16/04, na Escola Alfredo José Justo um encontro sobre o tema Reforma Política no Brasil.
Durante a ação foi tratado junto a professores e estudantes do EJA a campanha pelo Plebiscito Popular - por uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político. A proposta apresenta grande apoio em movimentos e entidades sociais, políticas, culturais, produtivas, estudantis, religiosas para que ocorra uma reforma política. Presentes ao evento o prefeito Sergio Bertoldi, a deputada Estadual Stela Farias e secretários municipais.
A iniciativa do plebiscito foi construída por centenas de movimentos sociais de todo o país e a coleta de votos ocorrerá entre 1º e 7 de setembro de 2014. A partir de um plebiscito popular, o povo dirá sim ou não a uma Constituinte Exclusiva e Soberana composta por cidadãos eleitos exclusivamente para mudar o sistema político, e não pelo Congresso Nacional.
Em setembro de 2013, a Plenária Nacional dos Movimentos Sociais aprovou a realização de um Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. A Plenária também definiu que a pergunta será única: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?” Uma das questões centrais da reforma política é o financiamento privado de campanhas políticas e a influência do poder econômico nos resultados eleitorais. Entre os apoiadores da constituinte estão a União Nacional dos Estudantes, Via Campesina, CUT, Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Articulação de Mulheres Brasileiras, MST, Coordenação Nacional de Entidades Negras, Rede Nacional de Advogados Populares. Em março, a partir da proposta da deputada Stela Farias, foi instalada na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar em Defesa do Plebiscito Popular por uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político brasileiro.

COMENTÁRIOS ()