Quinta-Feira, 04 de Maro de 2021 |

Aconteceu

Por Redação em 23 de Maio de 2014


Espetáculo teatral gratuito para estudantes
Estudantes da rede municipal de ensino assistiram na quinta e sexta, dias 22 e 23/05, o espetáculo teatral , “Franky Frankenstein”, apresentado no Ginásio Municipal Tancredo Neves. A peça é um alerta contra o bullying e à violência, sendo essa uma ação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Adaptado do clássico de horror escrito por Mary Shelley, “Franky Frankenstein – Um Divertido Conto de Terror sobre a Amizade”, apresenta a história de um curioso menino chamado Victor, que se cansa da solidão e decide criar seu próprio melhor amigo, o Franky. Mas a criatura não sai bem como ele esperava e Victor precisa passar por muitas confusões até entender que a amizade verdadeira pode se alimentar das diferenças.
O grupo Teatro Sarcáustico retoma a preocupação com temas relevantes da atualidade e ao mostrar que o estranho não deve ser temido ou discriminado, torna o Frankenstein da peça uma investida contra o bullying.

Aula inaugural de curso de Libras
Aconteceu na sexta-feira, 16/05, a aula inaugural do Curso de Libras/Língua Brasileira de Sinais para professores da rede municipal e estadual, organizado pela Secretaria Municipal de Educação em convênio com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul. As aulas acontecem no Centro Profissionalizante Florestan Fernandes e o primeiro dia de curso contou com a presença do prefeito Sérgio Bertoldi e da secretária de Educação, Nair Ribeiro.
Em abril, foi realizado em Alvorada, o 118º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. O fórum contou com a organização da Prefeitura de Alvorada, Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Governo do Estado, Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no RS/Faders, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência/Coepede. Entre as ações do evento foram apresentados o Plano RS sem Limite, programa Viver sem Limite e debate sobre garantia de direitos e cidadania.

Campus do Instituto Federal
A empresa Porto Beton foi a vencedora da licitação para realizar as obras de construção do bloco administrativo do Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A empresa será responsável pela edificação da primeira parte da obra, com área de 2.727,02 m², no terreno de 7,95 hectares, localizado na rua Professor Darci Ribeiro, bairro Campos Verdes. Na área em frente ao local, a Prefeitura está construindo a primeira escola infantil pública e gratuita do município, a Jean Piaget. O bloco administrativo será constituído por dois pavimentos com: biblioteca, salas administrativas, salas de coordenações, espaço de convivência e instalações sanitárias.
O coordenador de implantação do campus, Fábio Marçal, avalia que a inauguração do prédio deva ocorrer no segundo semestre de 2015 possibilitando o início das aulas da instituição no novo campus. O campus Alvorada irá trabalhar com os eixos: ambiente, saúde e segurança; gestão e negócios; informação e comunicação; e produção cultural e designer. A instituição terá cursos técnicos e superiores.
O campus Alvorada está em funcionamento desde agosto de 2013 em uma sede provisória, localizada no Centro de Educação Profissional Professor Florestan Fernandes, na rua Vereador Lauro Barcelos, 285, bairro Água Viva. Em 2013 ofereceu os cursos de Maquiador Cênico e Cuidador de Idosos (Programas Mulheres Mil), e de Operador de Computador e Cuidador de Idosos (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec). Para 2014 foram pactuadas 180 vagas no Pronatec em cursos como de cuidador de idosos e tecelagem.

COMENTÁRIOS ()