Segunda-Feira, 01 de Maro de 2021 |

Aconteceu

Por Redação em 06 de Junho de 2014


Recursos e investimentos para Alvorada
A comunidade alvoradense participou durante a semana da votação que garante mais recursos e investimentos para saúde, pavimentação, segurança, direitos humanos através do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã. Além da votação pela Internet, foram 116 pontos de votação presencial para definição das prioridades do Orçamento Estadual de 2015.
A votação de prioridades é a etapa final da elaboração colaborativa do orçamento anual do Rio Grande do Sul. Com seu voto, os cidadãos gaúchos ajudam a decidir o destino de R$ 192 milhões vinculados à execução orçamentária de 2015 do Governo do Estado. É um dos maiores processos de participação direta, premiado pela ONU em 2013 e referência para o Orçamento Participativo em todo o mundo. A cédula de votação incluiu as prioridades definidas em audiências públicas nas 28 regiões do Estado e em assembleias municipais de 427 cidades gaúchas. O resultado final vai indicar quais obras e serviços serão prioritários para o próximo período.

Novo equipamento para recicladores
Foi entregue na manhã de sexta-feira, 30/05, no Aterro Municipal um moinho granulador de reciclagem que garantirá maior produtiva e renda aos profissionais da Cooperativa de Recicladores de Alvorada/Cooreal.
Com o equipamento a produtividade e rendimentos dos cooperativados poderá ser ampliada em até 50%. A máquina tritura plásticos e recicla materiais como sacolas, garrafas PET e outros itens não PET, assim como potes de amaciante, shampoo. Com o moinho também evita-se que mais materiais sejam lançados em arroios da cidade, garantindo uma maior preservação do meio ambiente e a limpeza de Alvorada.
Em preparação à chegada do equipamento, a Prefeitura organizou atividades informativas sobre o funcionamento da máquina e da importância da preservação ambiental junto aos cooperativados. A Administração Municipal também levou os recicladores a municípios que utilizam o equipamento, como Campo Bom e Dois Irmãos para verem a atuação do moinho.
A vinda do equipamento acontece através de projeto do programa Rede Parceria Social, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, junto com a Fundação Solidariedade-Rede de Cooperação e empresa Sulgás. Os investimentos para a aquisição do equipamento, sem contrapartida da Prefeitura, chegam a R$ 80 mil.
No início de maio outra ação beneficiou os profissionais, quando houve entrega de equipamentos de proteção individual - luvas, máscaras e protetores auriculares - aos 30 trabalhadores que fazem parte da Cooperativa dos Recicladores de Alvorada.

COMENTÁRIOS ()