Quinta-Feira, 04 de Maro de 2021 |

Aconteceu

Por Redação em 13 de Junho de 2014


Alvorada sedia encontro de saúde do Estado
Em 31 de maio, Alvorada foi sede do 4º Encontro de Conselhos Municipais de Saúde que reuniu representantes de diversas cidades de todo o Estado. O evento contou com a presença do prefeito Sérgio Bertoldi e outras autoridades.
Representantes dos conselhos de saúde de Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Novo Hamburgo, Taquara, Tapes, Santa Maria, Senhor do Bonfim, Portão, Cidreira, Viamão, Balneário Pinhal, Serro Grande, Camaquã, Eldorado, Charqueadas, São Jerônimo, Montenegro, Capão da Canoa, Butiá, Tuparendi e Independência estiveram presentes na atividade. No encontro foram discutidos diversos temas sobre o cenário da saúde no Rio Grande do Sul.

Reunião com Metroplan trata de obras em Alvorada
O prefeito Sergio Bertoldi esteve reunido com o diretor-superintendente da Metroplan, Oscar Escher, e outros dirigentes na sede da entidade em Porto Alegre na quinta-feira, 05/06. No encontro foram tratados temas como a liberação de recursos da Consulta Popular para obras de pavimentação na cidade. Encontros periódicos entre a Prefeitura e Metroplan são realizados para consolidar investimentos estruturais no município como o projeto para as obras da construção do dique.

Conferência Internacional sobre Democracia
Dentro das atividades da 14ª Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa, o prefeito Sergio Bertoldi coordenou mesa redonda tratando do tema “Cidades Colaborativas: Participação e Desenvolvimento Econômico” na quarta, 04/06.
O evento reuniu autoridades de diversos países em Canoas entre os dias 03 e 05 de junho, quando mais de 80 painelistas, além de sociólogos, especialistas, acadêmicos e lideranças civis da África, Europa, Ásia e América, debateram suas experiências.
As atividades envolvem encontros de organizações e redes de orçamento participativo, plenárias, grupos de trabalho. O debate coordenado pelo prefeito Serginho teve como convidados o prefeito de Matola, no Moçambique, Calisto Cossa; prefeita de Ampasy, em Madagascar, Andriamahasoro Rondromalala; prefeito de Quilmes, Argentina, Francisco Gutierrez; prefeito de Erechim, Brasil, Paulo Alfredo Polis; representante da Prefeitura de Madri, Espanha, José Fernandez Sánchez; representante da prefeitura de Pasto, Colômbia, Patricia Narvaez Moreno; e Alberto Martinez pelo Governo do Distrito Federal do México, México.
O Observatório Internacional da Democracia Participativa é uma rede de mais de 550 cidades do mundo, entidades, organizações e centros de investigação que buscam conhecer, trocar e aplicar experiências sobre democracia participativa no âmbito local para aprofundar a democracia no governo das cidades. Criado em 2001, a rede OIDP teve sua constituição oficial em novembro do mesmo ano, durante a 1ª Conferência anual do OIDP, em Barcelona. O OIDP desde 2006 atua em colaboração com a rede Cidades e Governos Locais Unidos, contribuindo para a formulação de novas políticas públicas de participação cidadã nos governos locais e regionais, em parceria com outras organizações internacionais e com o meio acadêmico. A Conferência tem como central “A radicalização da democracia e a participação cidadã” e seus debates se estruturam em seis eixos temáticos: gestão focada no cidadão; transparência e informação; redes sociais e novas ferramentas de participação; inovação e processos criativos na democracia; cidades colaborativas: participação e desenvolvimento econômico; conexões internacionais: a expansão global de democracia participativa.

COMENTÁRIOS ()