Quinta-Feira, 04 de Maro de 2021 |

Aconteceu

Por Redação em 14 de Dezembro de 2012


Oficina de Composição
Aconteceu na quinta feira, 06/12 , na escola Alfredo José Justo, a última aula da quarta oficina para professores da Educação Básica, "Oficina de Composição de Trilhas Sonoras e Vídeos Educacionais, Aula quatro: Vídeos e trilhas sonoras". O objetivo principal é oportunizar aos educadores dos Ambientes Informatizados uma formação interativa de ensino e aprendizagem, articulando as áreas do conhecimento de maneira contextualizada, bem como auxiliá-los no desenvolvimento de trabalhos pedagógicos, através da abordagem das habilidades e competências, dentro da proposta Política Pedagógica de capacitação desenvolvida pelo Núcleo de Educação Tecnológica da Secretaria Municipal de Educação/Smed.
A oficina integra o curso "Ferramentas de Educação a Distância e a Articulação de Novos Saberes Docentes/Ambiente Informatizado”, promovido pela Smed, Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação e Ufrgs. O curso, dividido em quatro oficinas, começou em 9 de agosto, totalizando uma carga horária de 80 horas, alternando-se na modalidade presencial e virtual. As professoras Ana Carolina Ribeiro, Fátima Weber Rosas e Letícia Machado, educadoras da Ufrgs, ministraram as aulas, sob coordenação geral da professora Patrícia Alejandra Behar, que desenvolveu a capacitação em parceria com a Smed. A coordenação local foi do professor Bruno Zarzana Lopes, responsável pelo Portal da Educação e Ambiente Informatizado da Rede Municipal de Ensino.
O curso disponibilizou momentos e espaços para construção de novas aprendizagens.No último encontro, todos os grupos apresentaram vídeos construídos durante a oficina. A iniciativa, pioneira na modalidade, foi incentivada pela administração municipal, através da Secretária de Educação, professora Janice de Menezes Nunes.

Biblioteca Pública
Durante toda quarta-feira, 05/12, mais de 100 alunos da escola Adventista de Alvorada estiveram visitando a Biblioteca Pública, onde realizaram uma atividade que foi organizada pelo Núcleo de Robótica da secretaria Municipal da Educação. Na ocasião, os alunos tiveram que pesquisar e desenvolver um projeto rápido. O tema proposto foi: energias alternativas.
No momento do trabalho, foi visível a motivação dos alunos com a formação de ideias. Segundo a professora Otília Freires, que orientou os discentes, juntamente com Bruno Zarzana, eles demonstraram concentração e facilidade na construção da atividade, indo muito além do esperado.
A ação foi apenas um instante de experimentação oferecido aos alunos da escola Adventista, pois o projeto já vem sendo realizado durante todo ano letivo de 2012, contando sempre com a presença de uma escola do município. Para executar a tarefa, os estudantes puderam utilizar o acervo técnico e midiateca (Telecentro) do local.

COMENTÁRIOS ()