Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2017 |

Carta do leitor

RESPONSABILIDADE SOCIAL – XIII

Por Redação em 02 de Dezembro de 2015


Já lá vão 1600 anos de assassinato da bela e intelectual, a maior, HIPATIA. Nascida em 370, morreu, esquartejada e queimada, por uma horda de cristãos, sob comando do Bispo Cirilo. Ela era filósofa, astrônoma e matemática, lecionando na biblioteca de Alexandria. Como sóe acontecer, a ignorância continua no comando mundial.

Diz-se que o bispo foi canonizado: são Cirilo pode?!... se existisse inferno, ali deveria estar esse abjeto ser! Amém!

1 – AMBIENTE:
a) A maioria dos chefes de Estado dos países está em Paris, objetivando minorar os agentes do aquecimento Global. Que encenação vergonhosa! E não param com a produção de veículos, que emitem anualmente CO² (anídrico carbônico), igual a seu peso; acrescentando-se o desmatamento, obtém-se um somatório , que continuamente, deteriora a “camada de ozônio”, protetora da vida em nosso globo terrestre.
b) – E as mineradoras, que tudo destroem e se adonam de nossas riquezas, sofrem que tipo de controle governamental?... Mau grado a postura da Samarco, debochando de todos nós, os índios “Krenaks” (junto ao Rio Doce) levaram agua lamacenta para equipe da mineradora beber. Ninguém dos “governos” teve atitude tão convincente! Porque as “otoriedades” não agem preventivamente , fiscalizando, de verdade?!...

Mau grado a Samarco alegar ausência de substancias nocivas de lama(?), as amostras (13) coletadas, tardiamente, pelo Instituto Mineiro de Gestão de Águas, demonstra níveis acima dos permitidos, por lei: arsênio, cádmio, chumbo, cromo, níquel, cobre e e mercúrio. Só o Rio Doce, com seus 850 km, abastecendo diversas cidades, localidades, ribeirinhas e seus peixes e animais do entorno, mais a flora toda, dá uma pálida idéia desse maior desastre ecológico em nosso Brasil! 62 milhões de metros cúbicos (m³) de lama!(m³= 1.000 litros). Polue, também o Oceano Atlântico.

c) – E as usinas nucleares de Angra (I,II,III)? Foram instaladas na praia de Itaorna (em tupi-guarani = praia da pedra podre). A partir de 1974 uma movimentação do solo desnivelou o reator da primeira usina. Gastaram uma enormidade de dinheiro para “estabilizá-lo” (estaqueamento). E continuam... E a fiscalização?... Zero!

2) NOSSO ESTADO:
a) Os secretários da Fazenda, Educação e Saúde não conseguem ir embora?.... Que o Governador ordene, a bem de nosso Rio Grande!

b) – Funcionalismo: Pagamento salarial, atrasado, deve ser atualizado * (juros cobrados pelo Banrisul), pelo “cheque forte”: 10,6% isto é, 0,35% ao dia. *Art:36 da Constituição RGS”.

c) E a venda de artigos (contrabando: óculos, carregadores de celular, etc.) não termina? Presença de Brigadianos, na Av. Vol. Da Pátria, tem afugentado essa corja.

d) E a compra de cabelo e ouro?...

Precisa-se de mais fiscalização, punição (sequestro, cadeia)!

Alvorada, 01/12/15-12:16 João Mariano Volcato

OS: Há mais de cinco anos os Fiscais da SOGIL e TRANSCAL, sediados após o viaduto da autoestrada, antes de Cachoeirinha, não tem luz, água, esgoto, ambiente adequado. Onde andam fiscais do Ministério de Trabalho e Ministério Público?...

COMENTÁRIOS ()