Por Redação em 16 de Março de 2018
Mais um belo número alcançamos nesta edição que chega aos lares dos leitores alvoradenses. São exatos 1.500 exemplares do jornal A SEMANA impressos, devidamente registrados e arquivados, formando uma coleção que conta a história jornalÃstica de um meio de comunicação e de sua cidade. Anualmente de junho a junho, formamos um livro com todas as edições impressas no perÃodo de puro jornalismo. Atualmente são 28 volumes prontos e prestes a fechar mais um livro. Chegamos semanalmente nos lares alvoradenses, nas rodas do chimarrão ou talvez nas conversas de domingo com o tradicional churrasco.
Com a primeira edição lançada em 20 de junho de 1989, acompanhamos o trabalho executivo de cinco prefeitos e o número expressivo de vereadores. Quatro empresas que anunciaram na primeira edição estão de forma ativa bem atendendo a comunidade na qual estão inseridos. E os colaboradores das primeiras edições estão juntos conosco almejando o crescimento e o seguir de passos firmes para o futuro.
Marcamos presença em escolas que abriram as suas portas e de faculdades que trazem ensino a este povo. E atualmente, como tudo tem suas mudanças, o ensino a distância também é notório. De igual forma, o jornal impresso fica como plataforma fixa, porém o somatório cresceu em muito com a chegada da internet. Do outro lado do planeta ou mesmo fora dele, é possÃvel acessar instantaneamente a informação recém postada.
E o futuro está sendo mais concorrido com as novas plataformas digitais. E dela não nos afastamos, ao contrário, fomos o primeiro meio de comunicação a utilizá-lo e o único de forma tão eloquente e presente no seio da comunidade. Os milhares de acessos todas as semanas são a forma de gratidão do trabalho encaminhado até aqui.
Como na primeira edição noticiamos a liberação de recursos da CRT e novidades referentes ao Distrito Industrial e do Ginásio Municipal Tancredo Neves, hoje noticiamos a vinda de uma cooperativa de crédito para a cidade e podemos ver dois clubes de futsal galgando espaço no cenário gaúcho. Isso significa que o Jornal A SEMANA segue contando a história desta cidade nos mais de 28 anos desde sua fundação.
São 1.500 exemplares de jornalismo sério, lado a lado com a comunidade, fiscalizando o poder público, produzindo reportagens sérias, independente do seu teor e de quem esteja no poder. Assim segue-se, a cada profissional que passa pela redação, o compromisso com a verdade afirmado no nosso slogan e no juramento de cada jornalista que sai da universidade para tentar mudar a cidade em que vive.