Por Redação em 25 de Junho de 2021
32 anos de atividades. Quem diria que aquele jornal que começou lá em 1989 estaria até hoje informando a população alvoradense com credibilidade e compromisso com a verdade. Um jornal histórico e que segue crescendo ao longo dos anos. Recentemente entrou para a Associação de Diários do Interior (ADI) tamanho seu reconhecimento e trabalho desenvolvido em Alvorada.
Mais de três décadas acompanhando a história de Alvorada. Diversos prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, artistas, atletas e inclusive anônimos tiveram seus nomes registrados por este veículo de comunicação sério e comprometido. Muita coisa se viveu nesses 32 anos e a expectativa é de poder dobrar essa idade e chegar pelo menos aos 64 anos, mas sempre com a missão, visão e valores lá do início.
Esse sentimento de inquietude nunca saiu da redação. Todos os profissionais que passaram pelo Jornal A Semana sempre mantiveram os ideais de fazer um jornalismo voltado para a nossa comunidade e, ao mesmo tempo que noticia os grandes acontecimentos da semana, também busca solucionar problemas “pequenos” e que, muitas vezes, nem a cidade deles.
Quantos moradores de Alvorada sabem que a Avenida Olegário José Guimarães não foi pavimentada por completo? Quantos alvoradenses tem ciência dos inúmeros focos de lixo no Bairro Americana, que impossibilitam inclusive o tráfego de pedestres e veículos? Muitos não sabem – a grande maioria eu diria – e o desafio não é tornar isso público, mas sim solucionar o problema de todos.
Jornalista muitas vezes tem a pretensão de mudar o mundo e acredita que pode isso. Contudo, muitas vezes mudar o mundo não pode ser visto da maneira macro e sim do micro. Afinal, solucionar o problema de descarte irregular da Americana ou da pavimentação na Piratini não muda o mundo como um todo, mas sim o mundo daquela comunidade especifica.
Muitas vezes ao longo desses 32 anos se viu a força que a imprensa tem para auxiliar a população que mais necessita. Somos os cães de guarda da sociedade ou o quarto poder – como vocês preferirem. Fizemos isso ao longo dos últimos 32 anos e temos o orgulho de saber que ajudamos em diversos pleitos importantes para a cidade. A nossa ideia para os próximos 32 anos é seguir no caminho de seriedade, imparcialidade e verdade.