Por Redação em 20 de Março de 2020
O que muitos já esperavam aconteceu: Alvorada teve confirmado o primeiro caso de coronavÃrus (Covid-19) e têm outros cinco casos suspeitos e em análise no laboratório do Estado. A doença que vem assolando o mundo chegou ao municÃpio após pouco mais de quatro meses do paciente zero. Desde então, foram milhares de casos e de mortes em todo o mundo.
A doença é séria e, por mais que digam que não é tudo isso, é necessário ler esse primeiro parágrafo e ter noção da força que o vÃrus tem. Foram mais de nove mil mortes pelo mundo. Isso porque muitos deles não estavam preparados para receber o coronavÃrus, seja por não acreditarem que ele seja tudo isso ou por falta de preparo mesmo, afinal a doença pegou todos de surpresa.
Contudo, não é necessário criar o pânico na cidade. Ela é uma doença controlável – se cada um fizer a sua parte. Para isso, é necessário se higienizar de forma correta, evitar grandes aglomerações e preservar as pessoas que estão no grupo de risco. Para essas pessoas, a doença será mais agressiva do que para os jovens e adultos que não têm doenças crônicas.
Por isso que todos os órgãos de saúde do paÃs estão aconselhando o isolamento social. Fiquem em casa, assistam a um bom filme e bebam um vinho/café/cerveja. Curtam sua presença e não coloquem em risco mais pessoas. É importante ser solidário e ter empatia ao invés de pensar somente em si mesmo. Está na hora de se resguardar para vencer essa doença.
Outro ponto interessante é evitar as fake news. As redes sociais estão repletas de pessoas de má Ãndole divulgando mentiras. Vão de casos de coronavÃrus que não existem até teorias conspiratórias sobre o surgimento da doença. Nada disso ajuda no controle e combate à doença. Muito pelo contrário. Todas essas falsas informações só colocam as pessoas em mais riscos.
Serão perÃodos difÃceis, mas superáveis. É importante seguir as orientações médicas e se preparar para mudanças em sua rotina. Mas isso será por algumas semanas/meses. Depois disso a vida de todos voltará ao normal. O mais importante no momento é se preparar para passar pelo coronavÃrus e não prestar nenhum desserviço para o controle dessa epidemia mundial.