Sexta-Feira, 07 de Agosto de 2020 |

Editorial

A educação tem de respirar

Por Redação em 27 de Abril de 2018


É conhecida a importância que a educação tem na vida de todos. Ela é que possibilita que a população consiga adentrar no mercado de trabalho e viver de forma digna e justa.

São vários os fatores que comprovam a importância dela mas também sabemos da dificuldade de cada um para poder seguir estudando. Seja a necessidade de ter de trabalhar e não poder esperar a falta de vagas no EJA ou as crianças que, desde cedo, necessitam ajudar na renda da casa.

Infelizmente essa é a realidade de muitos, mas é possível ver, pelo menos em alguns aspectos, que Alvorada está trabalhando para, pelo menos, diminuir esse número de pessoas que não tem acesso ou, ao menos, buscar alternativas para saber qual o caminho a educação está tomando.

Desde semana passada que já está na pauta do Jornal A Semana a compra da Escola Santo Expedito. O tema gerou turbulência e acusações dentro do Legislativo. Isso vindo de partidos que são da base e também de oposição do governo do prefeito Appolo.

Contudo, após a discussão e o ambiente conturbado, o projeto foi aprovado e a conclusão da compra deve ocorrer nos próximos dias. Obviamente que reformas são necessárias, mas a municipalização de uma escola vai contra o caminho tomado por muitos governos, que visam privatizar os serviços básicos e essenciais para a população.

Além disso, existe a ideia de que o local receba um centro profissionalizante, enquanto o Florestan Fernandes pode ser ampliado e transformado em uma escola de educação infantil. Não existe dúvida da importância e relevância que esses projetos têm para a educação, contudo sabe-se que isso não é necessário para atender todas as demandas existentes.

A prova disso é que existem duas EMEIs quase prontas e que seguem fechadas, mesmo com o ano letivo em andamento. Isso sem falar de todas as outras que foram anunciadas ainda na gestão do prefeito Sergio Bertoldi e que nunca saíram do papel. Além disso, um novo loteamento que deve receber 1080 famílias não conta com nenhuma escola.

Darci Ribeiro já disse que era necessário construir escolas no presente para não ter de se construir presídios no futuro. Alvorada trabalha para construir escolas e isso é louvável, mas o esforço está muito aquém da real necessidade. Que mais projetos venham neste ano eleitoral e que propostas de gestões passadas não sejam abandonadas por não serem do mesmo partido. Quem tem que ganhar é a cidade e não a legenda.

COMENTÁRIOS ()