Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017 |

Editorial

A importância de se investir na educação para poder poupar na segurança

Por Redação em 06 de Outubro de 2017


Em 2017, pelo segundo ano seguido não terá a Feira do Livro, um evento que além de entreter, também ensina e incentiva a prática da leitura. Isso acontece, segundo o poder público municipal, devido à falta de recursos. Já no Estado, faltam investimentos na segurança pública e o mote é o mesmo. Com isso, penamos sem investimento para formar o cidadão e para coibir o crime. O interessante é que, para se corrigir um problema a longo prazo, é necessário investir em outro básico para as crianças e jovens: as escolas.

O alerta para o investimento maciço na educação foi nos dado em 1982, quando Darcy Ribeiro alertou para o fato de se não construirmos escolas, teríamos de construir presídios no futuro. E atualmente a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, constata que um preso custa 13 vezes mais do que um estudante no Brasil, ou seja, um preso custa R$ 2,4mil por mês e um estudante do ensino médio custa R$ 2,2 mil por ano. Alguma coisa está errada na nossa Pátria amada.

E neste novo mês de outubro, constatamos novamente de que os dois estão certos, tanto Darcy Ribeiro e Cármen Lúcia. Não existe atualmente nem dinheiro para a construção de novos presídios e raros são os recursos para o investimento na educação. As escolas que irão ser construídas a curto espaço de tempo já deveriam estar atendendo nossas crianças, tamanho o atraso, basicamente na área da educação.

E no reportar a segurança, os dados abordados nesta edição arrepiam qualquer autoridade e cidadãos. Já alcançamos os índices insatisfatórios na área da segurança em pleno mês de outubro, ou seja, faltando três meses para o final do ano, os índices de mortes violentas por diversos motivos já ultrapassaram os de todo o ano de 2016. Os dados avassaladores do ano passado não se comparam com os deste ano, infelizmente mais negativo.

É um contexto geral que ocorre na nação, porém não podemos nem devemos de deixar de fazer a lição de casa. A construção de escolas, creches, bibliotecas, facilitar a chegada às escolas e segurança deve ser a tônica central de todos os governos de todas as esferas. Aqui na cidade também não o poderá de ser.

COMENTÁRIOS ()