Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017 |

Editorial

A importância do Conselho Tutelar

Por Redação em 23 de Setembro de 2015


O Conselho Tutelar é um órgão permanente dentro de uma cidade, ou seja, depois que for criado não pode ser extinto. Além disso, ele é autônomo na tomada de decisões, pois não recebe interferência de fora do conselho.
A principal atribuição do Conselho Tutelar é a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Quem garante isso dentro do órgão são os conselheiros tutelares, que são, por sua vez, porta voz da comunidade. A cada três anos muda o mandato dos conselheiros e cinco novos são escolhidos através do voto da comunidade.
Todo mundo sabe que Alvorada tem um grande número de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e cabe ao Conselho Tutelar reestabelecer a vida deles. Por outro lado, cabe à sociedade escolher os conselheiros do próximo mandato.
A eleição acontecerá no dia 04/10 e para os eleitores que quiserem votar, basta comparecer das 8h às 17h com o título de eleitor e carteira de identidade.
São 17 candidatos e apenas cinco vão ter o privilégio de melhorar a vida das nossas crianças e adolescentes. Muitos vivem em situações precárias dentro de suas casas, em famílias desestruturadas. Várias crianças crescem no meio da droga e do tráfico e inúmeras são abandonadas em abrigos, mesmo tendo uma família para cuidar e dar amor.
O Conselho Tutelar reflete diretamente em nossas vidas, mesmo que a gente não perceba isso. Por mais que não enfrentamos problemas dentro de casa com filhos, primos ou sobrinhos, quando somos assaltados na rua por um menor é que notamos a importância do Conselho dentro de uma sociedade.
Se a família tivesse identificado o problema deste menor antes de o crime corromper a sua vida, de repente ele não estaria assaltando. É difícil julgar menores que cometem crimes, pois nunca sabemos onde eles nasceram e se criaram e tudo que foram submetidos desde o início da infância.
Por isso, o trabalho do Conselho é importante, pois, muitas vezes, eles conseguem reverter situações perdidas. Tirar as crianças e os adolescentes de um meio gerador de criminalidade, além de reestabelecer o convívio familiar, para que não sejam abandonados.
As reclamações sobre o Conselho Tutelar de Alvorada são diversas, a principal é que ele já está pequeno para a demanda, mesmo assim, faça seu papel de cidadão e vote no dia 04 de outubro. Com novos conselheiros aumenta a possibilidade de melhorar a vida das crianças e adolescentes de Alvorada.

COMENTÁRIOS ()