Sexta-Feira, 30 de Outubro de 2020 |

Editorial

A importância do jornalismo

Por Redação em 02 de Março de 2018


Uma pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência ao Ibope aponta que o tipo de publicação está na liderança de confiança dos brasileiros. Ela revelou que 59% das pessoas confiam no que leem no jornal impresso. Isso retrata um pouco sobre dois aspectos importantes que o jornalismo carrega: a credibilidade e a busca pela justiça. Isso é de praxe e os leitores do Jornal A Semana também acreditam que a reportagem do veículo honra com o seu lema “Compromisso com a Verdade”.

Segundo a mesma pesquisa, o tempo de leitura médio dos jornais impressos é de uma 1h10. Além disso, esses periódicos, assim como as revistas, são comprados e lidos durante a semana. Isso mostra como é importante um veículo, ainda mais no caso do Jornal A Semana, ter sempre conteúdo sério e duradouro, que tenham uma relevância para o momento em que se vive.

Esses dois aspectos andam juntos com um conceito trabalho nas teorias da comunicação do jornalismo, que é a Imprensa Watchdog. Essa tese fala de como o repórter tem um papel de cão de guarda da sociedade, protegendo a informação perante os desvios, as prepotências e as injustiças do mundo em que aquele veículo ou profissional está inserido.

Uma fala que reflete bem a importância que o profissional de comunicação tem no mundo de hoje foi dita pelo jornalista e ambientalista Roberto Belmonte. “A sociedade brasileira precisa de jornalistas responsáveis, que produzam um conteúdo inédito, relevante, bem apurado, contextualizado e pautado pelo interesse público.”

E a importância do papel do jornalista está sendo tão apontada no editorial desta edição do Jornal A Semana porque, na última edição, foi noticiado o descarte irregular de resíduos na Rua A, na entrada do Bairro Umbu. No local em questão, segundo os moradores, fazia meses que o poder público não passava e realizava a limpeza da via.

A reportagem do Jornal A Semana visitou o local e, posteriormente, confrontou o poder público, que se comprometeu em fazer a limpeza da região e fez isso nesta segunda-feira, 26/02, o primeiro dia útil após a veiculação da reportagem. Isso também mostra a importância que o jornalismo tem para pautar os poderes responsáveis e defender os que têm seu direito não respeitado.

Esse é o papel que o Jornal A Semana tenta, a cada dia, seguir fazendo. A ideia de honrar o Compromisso com a Verdade, de ser o cão de guarda da sociedade e de produzir reportagens bem apuradas e que sejam pautadas pelo interesse público. É isso que o jornalismo busca ou, pelo menos, deveria almejar. E é isso que o Jornal A Semana tenta fazer a cada edição produzida e entregue aos assinantes e leitores.

COMENTÁRIOS ()