Quinta-Feira, 23 de Maro de 2023 |

Editorial

A pedra cantada

Por Redação em 30 de Dezembro de 2022


Há longos anos a pergunta que não quer calar: qual o espaço para grandes comemorações na cidade de Alvorada? Em clubes sociais, clubes particulares, Lagoa do Cocão, nos bairros, na Avenida Getúlio Vargas? Para o lazer durante os dias e finais de semana inúmeras são as respostas. Desfiles oficiais tem os seus lugares consagrados ou, após anos e anos a busca continua. Por anos foi na Avenida Getúlio Vargas e algumas vezes alterando o sentido; na Avenida Pátria, na Avenida Wenceslau Fontoura e...

Os tradicionalistas ora estão no paço municipal, ora no Jardim Alvorada, ora no Clube União. Afinal quando teremos o local apropriado? De igual forma a Biblioteca Pública Municipal. Ora na rua Nilzo Ramirez, na rua Alberto Pasqualini, na rua Santiago, na Avenida Getúlio Vargas, na Avenida Wenceslau Fontoura. Afinal de contas, quando terá endereço definitivo? De igual forma a Secretaria de Saúde? E também a Secretaria...

Os acontecimentos lamentáveis na noite de natal refletem exatamente o que já era esperado. Não temos ponto de referência para os grandes festejos. E sobrou novamente para a Avenida Getúlio Vargas, mudando somente algumas quadras de posição. E ninguém foi pego desprevenido. O que aconteceu foi exatamente o que acontece em quase todos os finais de semana, porém em grande escala.

Sabe-se do desespero de comerciantes ao abrir as lojas todos os dias. E maior ainda após um final de semana qualquer. Primeiro a limpeza externa para depois adentrar ao ambiente de trabalho. E isso se repete por anos a fio. O serviço de limpeza pública também tem seus horários e locais tradicionais destacados para a primeira limpeza do dia. E isso há anos a fio.

Com grande alarde a colocação das câmeras de videomonitoramento mas para que servem? Quantos desordeiros e reincidentes da noite foram interpelados nos últimos anos? O comércio que fatura com a “algazarra” contribui com a limpeza da avenida ou somente passa a chave no seu estabelecimento no clarear do dia? E os trabalhadores, visitantes, turistas, que lembranças levam para o seu dia a dia?

A mudança de endereço que ocorre para os festejos neste final de semana é um novo teste para tirar o foco da Avenida Getúlio Vargas. É uma nova fase que começa porém deve-se pensar em algo mais grandioso para o futuro. O que não foi pensado nestas décadas de emancipação e agora chegou o momento.

E que tenhamos um bom ano novo para pensar e efetivamente continuar agindo para deixar o legado para quem estamos trabalhando: o cidadão alvoradense.

COMENTÁRIOS ()