Por Redação em 08 de Julho de 2016
O Brasil e o Mundo estão contando os dias para o inÃcio das OlimpÃadas Rio 2016 que serão realizadas de 05 a 21 de agosto no Rio de Janeiro. Importante sÃmbolo dos Jogos OlÃmpicos, a Chama representa a paz, a união e a amizade.
Já a tocha, usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento até o acender da pira na cerimônia de abertura, este ano traz elementos que representam a brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante. Mais do que isso, ela fez parte da vida de três alvoradenses, que tiveram o privilégio, entre tantos outros munÃcipes, de participar do revezamento ontem em Porto Alegre.
Essa participação foi a única forma de Alvorada estar presente nas OlimpÃadas, a não ser que algum habitante vá até a chamada Cidade Maravilhosa e acompanhe os jogos. Da região metropolitana de Porto Alegre, poucos foram os municÃpios que participaram do revezamento.
Falando com os agraciados alvoradenses pôde se notar a alegria e emoção em fazer parte deste evento que estará para sempre em suas memórias. Eles representaram Alvorada e o Instituto Estadual Nossa Senhora do Carmo, após terem sido selecionadas no Festival das Escolas Coca-Cola 2015.
Na outra ponta está o Ginásio Municipal Tancredo Neves, um sÃmbolo que segue firme, forte, altaneiro e que é utilizado para práticas esportivas e outras atividades e que há anos apresenta sérios problemas em seu telhado. Foi tema de diversas reportagens e denunciamos a falta do mÃnimo de manutenção para dar ar de dignidade a quem vem frequentar o local. Além dos inúmeros vidros quebrados, os pombos e outros pássaros infestam o local tornando-o insalubre e com locais isolados nos dias de chuva. Além é claro do desgaste visÃvel do piso e inúmeras atividades fÃsicas e jogos suspensos.
Até o momento não temos nenhum atleta olÃmpico em nosso municÃpio mas o Ginásio pode ser a porta de entrada para que alguma criança ou adolescente desperte o interesse pelo esporte e busque ser um esportista profissional. Urge a necessidade de resgatar este espaço público e dar dignidade mÃnima a quem a ele recorrer. Entra secretário e sai secretário e as promessas são infindas.
Além das atividades promovidas pela Prefeitura quando há enchentes que surpreendem centenas de moradores, o local também é utilizado para abrigo aos flagelados enquanto as águas não baixam. Porém, se precisar deste espaço em dias de rigorosa chuvas, somente parcialmente poderá ser utilizado. Uma que foi de anos para conseguir erguer e tão desvaloriza para quem deveria preservá-lo.