Sexta-Feira, 07 de Agosto de 2020 |

Editorial

Brasília precisa nos ajudar mais

Por Redação em 25 de Outubro de 2019


Recentemente foram publicadas diversas notícias sobre o presidente Jair Bolsonaro (PSL) buscar recursos e acordos em outros países para desenvolver o Brasil. Quando isso acontece em nível nacional, não fica difícil pensar os motivos de por que não se fazer o mesmo aqui no município. Brasília está logo ali e diversos políticos de Alvorada têm boas relações com deputados e ministros.

Onyx Lorenzoni (DEM) foi muito bem votado em Alvorada e tem forte relação com o vereador Celmir Martello e o candidato a prefeito em 2016, Douglas Martello. Inclusive ambos estão frequentemente em Brasília para destravar recursos ou buscar alternativas para o desenvolvimento do município. Pelo menos é isso que eles divulgam em suas redes sociais.

O ministro Osmar Terra (MDB) e o deputado federal Alceu Moreira (MDB) também são políticos com boas relações com Alvorada. Ambos fizeram campanha no município e contam com o apreço do prefeito José Arno Appolo do Amaral (MDB) e dos vereadores Airton Pacheco (MDB) e Neuza Machado (MDB). Tanto é que recursos já foram enviados para o município no passado.

Mas não somente esses dois partidos, que estão no Governo Federal, que podem ser lembrados. O PTB tem Mauricio Dziedricki e o PT tem Maria do Rosário, Henrique Fontana e Paulo Pimenta. Com certeza não são apenas eles, pois Alvorada é o 12º maior colegiado eleitoral do Rio Grande do Sul e diversas siglas e candidatos estiveram no município atrás do nosso voto.

Mas será que eles estão fazendo o suficiente? Alvorada confiou nesses políticos a nível nacional e depende que os vereadores e o prefeito cobrem mais deles. Inclusive a população pode (e deve) cobrar isso dos nossos legisladores. Os recursos que eles têm em Brasília são enormes perto dos que chegam a um município que sofre com o menor PIB per capta do estado.

Contudo, de nada adianta os nossos parlamentares alvoradenses cobrarem mais recursos e o Executivo perder esses valores (como já aconteceu no passado) ou a União mudar os regramentos após o anúncio e retirar os investimentos do município. Não faltam exemplos para esses dois casos, mas os nossos políticos não podem nunca desistir de lutar por mais investimento em Alvorada.

A cidade carece de mais recursos e investimentos. Alvorada precisa de uma infraestrutura melhor e de uma cidade reorganizada. Devido às dificuldades financeiras, depende-se de recursos de Brasília. E precisamos que os nossos parlamentares vão atrás disso cada vez mais. Mas tem que ir para conseguir mais e não as migalhas que muitas vezes chegam.

COMENTÁRIOS ()