Sábado, 29 de Abril de 2017 |

Editorial

Contrapartidas e contra-partidas

Por Redação em 06 de Junho de 2014


Muito se houve falar em obras de contrapartida, ou ainda ações que são realizadas em contrapartida a outras, anteriores.
No dicionário Aurélio o significado de contrapartida é equivalência, correspondência, compensação.
Um site de sinônimos explica ser “aquilo que completa ou compensa, ou que serve de compensação; ou ainda aquilo que corresponde a algo, mas tem sentido ou efeito contrário. Aquilo que se dá ou faz em troca de algo recebido ou como correspondente ou complemento à ação de outrem para o mesmo objetivo”.
Em Alvorada são muitas as ações neste sentido. Muitas delas a partir de acordos feitos entre o Poder Público e empresas particulares.
Recentemente a área do Horto Municipal foi cercada graças à contrapartida da construção do Shopping, que ainda na primícias de suas obras. Antes disso, as ruas em torno da antiga Casas Bahia também foram asfaltadas na contrapartida da instalação da empresa. O acesso ao empreendimento da DHX também terá seus acessos realizados e pavimentados pela empresa, assim como vai acontecer no acesso ao Shopping.
Ou seja, a iniciativa privada vai construindo o progresso da cidade, e cooperando para o seu crescimento também em outras áreas, não apenas diretamente com o seu empreendimento.
Enquanto isso, a capa do Jornal A SEMANA desta edição mostra uma imagem ao mesmo tempo bonita e triste. A beleza natural da Lagoa do Cocão contrasta com o abandono do lugar. Já chamada de cartão postal de Alvorada, a área está degradada e nem parece a mesma que já sofreu inúmeras ações de revitalização, todas sem sucesso.
Agora, em contrapartida às obras da Estação de Tratamento de Esgoto da Corsan, surge a possibilidade de um novo projeto de revitalização daquela área, dessa vez com a aprovação da Fepam, autoria da Administração Municipal e investimentos da estatal.
Esperamos, como alvoradense, que as ações sejam tão rápidas e efetivas como as cobradas da iniciativa privada e que, desta vez, seja um projeto que realmente transforme e se consolide como a nova Lagoa do Cocão para a cidade.
Na Semana do Meio Ambiente, nossa homenagem ao ambiente natural da cidade, que apesar de buscar o crescimento, quer preservar suas áreas verdes e se “curar” dos males ambientais que a aflige durante todo o ano.
Por enquanto estamos colhendo muitas contra-partidas, ou seja, muitos resultados de atos mal elaborados, a resposta da natureza, da economia, das irregularidades, das escolhas... ou seja, a consequência de muitos dos nossos atos.

COMENTÁRIOS ()