Por Redação em 18 de Janeiro de 2019
Mais um ano se passou no Jornal A Semana. Foram 51 edições em 2018 e mais duas neste ano. Uma rotina árdua e complexa de, a cada semana, colocar um novo jornal na rua. Sempre doze páginas – algumas vezes mais, porém nunca menos – com notÃcias de Alvorada, Estado e Brasil. Matérias relevantes e produzidas por jornalista, com fontes e muito estudo para que nenhum erro saia nas páginas deste veÃculo.
Ainda mais nestes 2018, que ficou marcado como o ano das eleições mais polarizadas da recente história democrática do Brasil. Um ano onde o compromisso com a verdade, lema deste veÃculo, teve um sentido importantÃssimo. E o jornal fez por merecer esse nome: realizou uma das maiores coberturas eleitorais de sua história, tendo entrevistado cinco dos candidatos ao Governo do Estado.
Além disso, 2018 foi o ano que popularizou o termo fake news. As redes sociais e o jornalismo cidadão sempre foram importantes ferramentas para a imprensa, mas neste ano foi possÃvel compreender que existem malefÃcios nestas áreas. Espalhar notÃcias falsas foi o grande embate desta eleição. Todos viram e caÃram em alguma neste ano, principalmente nas eleições. Não tem como negar.
Contudo, em momentos onde fica mais fácil se informar em qualquer lugar – e cada um acaba se fechando em uma bolha – que o jornal tradicional e com credibilidade ganhou força. São em espaços como esse que o leitor encontra a certeza. Ele confia em certos veÃculos de comunicação e a redação do Jornal A Semana tem o orgulho de saber que é um destes meios confiáveis no mercado.
O ano foi duro. Puxado. Um ano onde, além das 12 páginas, fizemos edições maiores. Na edição de aniversário da cidade e de natal, o Jornal A Semana teve 16 páginas. Foram momentos especiais para o municÃpio, leitores e para a redação deste periódico. São em situações como essa que todos querem mostrar as coisas que existem de bom e fazer com que o alvoradense tenha orgulho de sua cidade.
Muitas pautas positivas e negativas foram manchete em 2018. A expectativa é de que, em 2019, as positivas aumentem e as negativas diminuam. Contudo nosso compromisso é com a verdade e, por isso, quando a pauta for negativa, o Jornal A Semana noticiará. A credibilidade conquistada tem de ser mantido e, em momentos como esse, o grande desafio é permanecer no topo.
Hoje o Jornal A Semana está no topo quando se fala em jornalismo alvoradense. A ideia é manter esse posto, mas para isso é necessário recarregar as baterias. Por causa disso, a redação entrará em férias. Será uma semana de descanso para reorganizar a casa. 2019 prometem e esse veÃculo quer comemorar os 30 anos de história com o mesmo pique que completou o primeiro. Nos vemos em breve.