Por Redação em 06 de Janeiro de 2023
No apagar das velas do ano de 2022, uma novela teve fim com o leilão de parte das atividades desenvolvidas pela estatal CORSAN que foi arrematada pelo Consórcio AEGEA por R$ 4.151 bilhões. Atenderá em território gaúcho a mais de seis milhões de pessoas e que tem somente 20% do esgoto encanado.
E neste contexto, nós alvoradenses estamos inseridos. E todos os dias temos acesso parcial ou total a este serviço que está sendo tratado. E fica mais latente no perÃodo de verão quando o consumo da água é exponencial e quando sentimos nas torneiras o serviço oferecido. Desde os primeiros anos de estudo sabemos da qualidade da água: transparente (incolor), sem cheiro (inodora), sem gosto (insÃpida), porém o que chega atualmente deixa muito a desejar.
Adentrando vários lares é de imediato visto filtros de água, galões de água e águas minerais compradas onerando sensivelmente o custo final deste lÃquido tão precioso. Além é claro da busca incessante por este bem precioso em diversas bicas localizadas em diversos pontos na cidade. É a clara evidência de que o serviço que pagamos para obter a qualidade da água jorrando nas nossas torneiras está aquém da qualidade que deveria ser ofertada.
E com o passar dos anos a situação está ficando mais premente. E isso é sentido nas tubulações carcomidas pelas erosões das tubulações, o excesso de vazamentos em todos os recantos e a falta de investimentos maciços nos locais de captação e é reflexo direto na ponta da corda, ou seja, nas torneiras, nos chuveiros.
Entre os 317 municÃpios atendidos pela estatal, Alvorada é uma das maiores arrecadadoras de valores de contas d`água e de igual forma de impostos sobre o bem precioso. Mas observando os valores angariados e a contrapartida do efetivo investimento em nosso meio existe um imenso abismo. Os valores e impostos vão para outros municÃpios com pouca arrecadação deixando-nos a mercê.
Sim, é certo. Foram efetuados grandes investimentos em adutora, salas de máquinas, escritório, novas canalizações, registros. A contrapartida no embelezamento da Lagoa do Cocão, maquinários, ruas, ETE, praças e demais investimentos... porém é grande ainda o passivo para com o povo alvoradense. Que isso também seja colocado na balança quando da audiência pública que tem como tema a ser abordado as obras do esgotamento sanitário. Que não seja mais uma de tantas obras com previsão de inÃcio e sabe-se lá quando o seu término.