Sábado, 25 de Março de 2017 |

Editorial

Fazer o bem sem olhar a quem

Por Redação em 16 de Novembro de 2012


A frase, apesar de bonita, nem sempre é possível de ser cumprida, mas é necessária.
Aprendemos que a vida nos retorna o bem que fazemos, assim como um espelho que reflete nossa imagem. Aprendemos ainda que “plantamos o que colhemos”, o que nos dá mais um motivo para cultivar boas ações e tentar desviar do que possa nos fazer mal agora ou mais tarde.
O que talvez não nos ensinem completamente é que se podemos escolher nossos amigos, mas não podemos escolher conscientemente os alvos da nossa atenção. Pois aqueles que possuem uma necessidade, com certeza, vão incomodar o nosso coração e merecer uma ação solidária de nossa parte.
Daí, o importante é fazer o bem sem considerar isso uma dívida da parte beneficiada, mas simplesmente dar sem esperar nada em troca, naquela famosa ação de plantar para só muito depois colher, talvez até mesmo em outro campo florido. Por isso é importante seguir em frente, sem olhar para trás, pois como dizem os poetas, o futuro é que nos reserva o melhor que o presente, que é “regalo de Deus”, prepara.
Pois apesar do nosso coração se aquecer quando recebemos de volta um olhar agradecido, o reconhecimento que buscamos é a consciência tranquila e a certeza de que agimos conforme a vontade do Pai do Céu.
Como não podemos julgar corretamente as pessoas merecedoras ou não dos nossos favores, devemos ser generosos, fechar os olhos e deixar o coração avaliar.
Fazer o bem sem olhar a quem, também implica em não julgar, não cobrar, não condenar, apenas oferecer e esperar que outro aproveite o nosso melhor. É olhar todas as pessoas de maneira igual, é dar um pedaço de pão, um agasalho, um abraço, um tempo do dia, brincar de bola, ouvir uma música, um poema, escutar, agir, ou simplesmente partilhar...
Há pessoas que precisam de comida e de teto, outras necessitam desesperadamente de atenção, um bocadinho de amor.
Outra frase feita e verdadeira é que não existe quem não precise de nada e nem quem nada tem para oferecer.
Lembre-se que aqueles que possuem a Luz de Deus, podem iluminar os caminhos por onde passarem apenas com um sorriso, um olhar, uma única palavra = PAZ.

COMENTÁRIOS ()