Sexta-Feira, 09 de Junho de 2023 |

Editorial

O futebol de Alvorada vive!

Por Redação em 05 de Maio de 2023


O último final de semana – ou feriadão do Dia do Trabalhador – foi marcado pelo tradicional Torneio 1º de Maio. A competição, que conta com mais de 50 edições, é o mais simbólico dentro do município. Neste ano, foram mais de 40 equipes divididas em cinco categorias na busca pela taça mais cobiçada do esporte amador. Um feito de poucos e que, neste ano, foi alcançado por Real Academia, Bola-Bola, Agriter – em duas categorias – e 14 de Julho.

Nesta edição temos fotos e o registro do campeonato de 2023, que aconteceu em diversos campos do município. Diversos craques, como Zilmar, Jairo, Kinha; já desfilaram no passado – alguns destes ainda disputam em categorias como o máster – e outros nomes da nova geração agora marcam o seu nome na história de Alvorada. Uma história rica e que, um dia, merece virar livro e ser eternizada.

A reportagem do Jornal A Semana entrevistou gestores e dirigentes dos times campeões e todos parabenizaram a organização do torneio. Entre os pontos citados como de fundamental importância está a “condição” de que, para disputar a competição, é necessário estar jogando também o Municipal. Isso faz com que projetos aventureiros percam força e os tradicionais – ou que chegam querendo crescer – permaneçam.

Apesar disso, ouve algumas críticas também. Uma delas é relacionada a arbitragem. Sabemos que até no futebol profissional existem problema e é complicado agradar todo mundo. Tanto é que o termo “a banca paga e recebe” ganhou força no meio da bola. Contudo, se houver maneiras de qualificar este setor é importante que ações e atitudes sejam tomadas.

Infelizmente dois campos tradicionais não receberam jogos neste ano. Um deles é o campo do São Caetano – ou do Bonsucesso – que está em obras desde o início do ano passado. Havia a expectativa de sua conclusão, mas isso não ocorreu. Contudo, neste caso, não existe um sentimento de frustração. Uma pena não poder se dizer o mesmo do caso do campo do Agriter.

Lá ele foi inaugurado e começou a receber partidas. Uma obra inaugurada, mas com algumas reclamações de atletas. O motivo não foi divulgado – tem quem diga que a Caixa não tinha dado o aceite e quem fala sobre reparos –, mas o campo está fechado. Uma lástima. Agora fica a expectativa de que os acertos de 2023 sejam mantidos e que as reivindicações atendidas, afinal o nosso futebol vive. E sobrevive contando a sua parte na história da nossa cidade.

COMENTÁRIOS ()