Quarta-Feira, 26 de Julho de 2017 |

Editorial

O que causa um estupro

Por Redação em 03 de Junho de 2016


O assunto que toma conta do noticiário brasileiro e que também é tema de reportagens de outros veículos de comunicação de outros países e está em voga nos últimos dias é o estupro coletivo que ocorreu numa favela do Rio de Janeiro.

O fato está trazendo vários pensamentos diferentes como se realmente foi um estupro ou foi com o consentimento da menina de 16 anos, mas não é isso que queremos abordar neste espaço e sim, que temos certeza que o tema merece melhor reflexão.

Violentar uma mulher e fazer com que ela tenha relações forçadamente é de uma covardia que somente o ser humano é capaz de tal ato. Infelizmente temos no município um relatório da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Alvorada/DEAM que aponta o aumento no número de estupros ocorridos na cidade de 2015 a 2016.

Nos primeiros meses do ano passado tivemos 44 casos de estupro contabilizados pela DEAM, enquanto até o momento temos quatro casos a mais. O número quatro pode até ser pequeno se vermos a questão numérica, porém temos que lembrar que mais quatro mulheres foram privadas de optar pelo sim ou não, terão inúmeras sequelas e terão para sempre a lembrança do dia em que ocorreu algo horrível em suas vidas. Algo que também devemos lembrar é que não só mulheres adultas são alvos destas pessoas covardes e sim crianças e jovens que estão crescendo.

De outro modo talvez esses números somente reflitam uma pequena parte dos estupros que acontecem na cidade. Na maioria das vezes os abusos não são denunciados e as autoridades não ficam sabendo desses fatos e, portanto, não entram na estatística das mesmas e talvez não é dado tanta importância para o combate desses fatos.

Outro apontamento que as autoridades fazem é que por muitas ocasiões os atos são cometidos por parentes das vítimas, o que revela além da covardia que a criança que ama seus familiares jamais vai desconfiar que alguém fará alguma coisa contra ela. E isso é também um ingrediente fundamental para que o ato ocorra.

Está mais do que na hora de acabarmos de uma vez por todas que esse ato brutal tenha fim para que essas vítimas não precisem todos os dias ao fechar seus olhos ver o covarde que tirou seu sim ou não.

COMENTÁRIOS ()