Segunda-Feira, 24 de Abril de 2017 |

Editorial

Perguntas e dúvidas

Por Redação em 16 de Julho de 2015


O surto de meningite na cidade de Cachoeirinha, que já resultou em algumas mortes, deixou toda a Região Metropolitana em estado de alerta. Na quarta-feira, 15/07, outra cidade decretou estado de calamidade pública. Viamão também confirmou alguns casos da doença.
Alvorada está localizada no meio destas duas cidades, mas, no entanto, para a nossa sorte, apresentou apenas um caso de meningite viral, que é a forma mais simples e menos perigosa da doença. Sendo assim, a cidade não possui vacinação gratuita para a população e as férias das escolas não foram adiantadas.
Há quem duvide desta informação. Há quem faça as seguintes perguntas: Como que não existem casos da doença se não existe vacina? Como que existe apenas um caso se a Alvorada está localizada ao lado de duas cidades com surto da doença?
Há quem diga que existam outros casos de meningite sim, mas a informação oficial, que vem da administração municipal, não confirma.
A meningite é contagiosa e a prevenção é parecida com a de qualquer doença viral ou bacteriana. Não dividir o mesmo copo, não ficar dentro de ambientes fechados e lavar sempre bem as mãos. Mas isso não é o bastante.
No entanto, a dúvida é exatamente esta: existem mais casos de meningite em Alvorada? Poderia ser decretado um surto na cidade? E por qual motivo o Governo do Estado não liberou vacinas para o município?
Enquanto essas dúvidas não são esclarecidas, cabe a nós, manter o estado de alerta e continuar realizando a prevenção caseira, pois as vacinas ainda possuem um valor bastante alto, que poucas pessoas conseguem custear.
Muitas perguntas rondam a cabeça da população, principalmente a respeito da saúde, que vai de mal a pior. Basta saber até quando vamos continuar nos perguntando “Até quando?”.

COMENTÁRIOS ()