Por Redação em 22 de Março de 2019
Hoje começam as celebrações da entrega de uma das obras mais importantes dos últimos anos: o Parque Municipal Lagoa do Cocão. O local recebeu fortes investimentos para ser recuperado e revitalizado. Foi quase um ano fechado. Mas agora o espaço está reaberto e com uma programação diferenciada e desenvolvida para durar todo o final de semana.
A data da reinauguração também foi planejada. O dia 22 de março é o Dia da Água e aquela lagoa merece ser conservada e cuidada por todos. Ela sofreu muito durante longos anos e agora tudo dá a entender que ela receberá o devido cuidado. Além disso, a Lagoa do Cocão é uma das únicas lagoas no Rio Grande do Sul que fica em cima de um morro.
Toda uma programação foi planejada. Praticamente todas as secretarias de governo estarão presentes nos três dias. Vai haver campeonatos esportivos, visitas de escolas e apresentações culturais. Tudo isso visando ocupar aquele espaço durante todo o final de semana, tentando levar toda a cidade para conhecer e revisitar aquele que será um dos espaços mais belos e turísticos do município.
Além disso, a Lagoa do Cocão faz parte de um projeto maior que o prefeito Appolo (MDB) trabalha desde que assumiu o posto máximo no município: melhorar a autoestima da população. O objetivo é que as notícias ruins deixem de ser o foco e que a comunidade defenda mais a sua cidade, fazendo com que histórias positivas tomem conta das redes sociais e vida das pessoas.
O objetivo é claro e está certo. Se a população não tiver orgulho de ser alvoradense e resolver cuidar da cidade, todo o trabalho feito será em vão. É necessário trabalhar com as pessoas. Resta saber se essa obra será um fato isolado ou o primeiro de um panteão de projetos que visem à criação deste sentimento. O parque é um ótimo começo, mas não é o suficiente.
Que a Lagoa do Cocão seja o marco de uma mudança de postura de todos. Do poder público e da população. Que mais seja feita para que ambos conquistem seus objetivos: uma população com orgulho da cidade e uma população que tenha os serviços públicos prestados com qualidade. Todos merecem e todos ganham com isso.