Quinta-Feira, 27 de Julho de 2017 |

Fique Sabendo

A Primeira Transmissão de TV no Brasil

Por Redação em 30 de Maio de 2014


Hoje comemora-se 62 anos da primeira transmissão experimental da TV no Brasil, feita pela TV Tupi de Sp. Canal 2.
Emissora pertencente aos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, entrou definitivamente no ar em setembro de 1950.
A imagem acima era o logotipo da Emissora. Servia de parâmetro para a qualidade da imagem nos receptores, antes de entrar a programação.
Ficava horas no ar com esta imagem, primeiro só a imagem em seguida a imagem e música, ate que entrava a programação começava às 18 horas e terminava à meia-noite.
Quatro meses depois de inaugurada a TV em SP nascia a TV Tupi do Rio de Janeiro. Canal 6
Com o passar dos anos formou-se uma grande rede de televisão dos Diários Associados em todo o Brasil.
Que veio a fechar definitivamente em 1980, depois de capengar durante anos antes da imagem final, deixando centenas de empregados sem receber seus atrasados e benefícios.
A Tupi fez grandes novelas, entre elas "O Direito de Nascer" e em 1968 inovou a linguagem da telenovela brasileira com "Beto Rockfeller" de Bráulio Pedroso..
Lima Duarte, Cassiano Gabus Mendes e Lolita Rodrigues estão entre os pioneiros da nossa TV.
Alguns programas dos primeiros tempos da TV Tupi tornaram-se campeões de audiência e permanência no ar: Alô Doçura, Sítio do Pica Pau Amarelo, O Céu é o Limite, comandado por J. Silvestre e o Clube dos Artistas, e o Repórter Esso.
A telenovela foi uma invenção da TV Tupi, que nelas exibiu o primeiro beijo na boca da TV brasileira. Foi em 1951, na novela "Sua vida me pertence", a atriz Vida Alves beijada pelo ator Walter Forster.
E em 05 de junho é a comemoração da inauguração da TV Manchete, que também faliu depois de herdar o canal 6 da Tupi Rio. Canal herdado nos dias de hoje pela RedeTV.

COMENTÁRIOS ()